O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO CENTRAL EVIDENCIAR PRÁTICAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE DE ALGUMA FORMA ESTIMULARAM O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DA CRIANÇA NA ESCOLA. PERMEADO POR NOSSAS INDAGAÇÕES LEVANTADAS EM MEIO AS NOSSAS FORMAÇÕES ACADÊMICAS E ATIVIDADE LABORA, TEM-SE O SEGUINTE QUESTIONAMENTO EM NOSSAS BUSCAS: COMO AS TECNOLOGIAS PODEM ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DA CRIANÇA? SABE-SE QUE AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ADENTRARAM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE DE FORMA INTENSA E NO ESPAÇO ESCOLAR NÃO FOI DIFERENTE. PARTINDO DISSO, NOSSA PESQUISA SE COLOCA A PROMOVER NOVAS REFLEXÕES QUE NOS AJUDEM A PENSAR AS DIVERSAS REALIDADES EMPÍRICAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO EM NOSSA PESQUISA PARTE DOIS EIXOS CENTRAIS: A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIA E O SEGUNDO EIXO DA NOSSA PESQUISA É QUE A NATUREZA DO PRESENTE ESTUDO É DESCRITIVO-INTERPRETATIVA. DIANTE DISSO, CONCLUI-SE QUE AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SE REVELAM ENQUANTO UM CAMINHO IMPORTANTE PARA ATENDER TODAS AS DIFERENÇAS E DIVERSIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR. ALÉM DISSO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS FACILITAM E ESTIMULAM A FALA E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS.