APRESENTA UMA REFLEX?O ACERCA DA FORMA??O DE PROFESSORES A PARTIR DA PR?TICA DOCENTE PAUTADA NA ATIVIDADE DE PESQUISA. AS QUEST?ES QUE PERMEIAM ESSA TEM?TICA PERMITEM INDAGAR DE QUE FORMA A UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ? URCA, EM ESPECIAL A UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES INSERE A PR?TICA DA PESQUISA NA FORMA??O DOCENTE? ESTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A IMPORT?NCIA DA PESQUISA NA FORMA??O DOCENTE, EM ESPECIAL NA FORMA??O DOS PROFESSORES TEMPOR?RIOS E SUBSTITUTOS DA URCA. A METODOLOGIA FUNDAMENTA-SE COMO BIBLIOGR?FICA, TENDO EM VISTA A REALIZA??O DE UM DI?LOGO DE ESTUDIOSOS DA TEM?TICA, E DOCUMENTAL POR ANALISAR DOCUMENTOS SOBRE O PROCESSO DE SUBMISS?O DE PROJETOS DE PESQUISA NO SITE DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. DIANTE DISSO, CONSTATOU-SE QUE A UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI INSERE A PESQUISA NA FORMA??O DOS PROFESSORES, A PARTIR DA INICIA??O CIENTIFICA E DAS VASTAS POSSIBILIDADES TEM?TICAS PARA INVESTIGA??O.