O OBJETO DE ESTUDO DESTE ARTIGO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO ÀS NUANCES DO ENSINO REMOTO PROVENIENTE NO PERÍODO PANDÊMICO. OBJETIVANDO VERIFICAR AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CURRAL DE CIMA NO ENSINO REMOTO, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DESSE MODELO DE ENSINO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APONTANDO AS POSSIBILIDADES DE ESSAS PRÁTICAS SEREM UTILIZADAS NO ENSINO PRESENCIAL. CONSTATOU-SE QUE A PANDEMIA PROCEDENTE DO COVID-19 COLOCOU O MUNDO EM UMA INTENSA MUDANÇA DE VIDA, DE COMPORTAMENTO, SENDO PRECISO NOS SUBMETERMOS A UM ISOLAMENTO SOCIAL, NO ENTANTO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA PARAR, POR TANTO OS PROFESSORES SE RENOVARAM, SAINDO DE SUAS ZONAS DE CONFORTO E ENFRENTANDO O NOVO, PRINCIPALMENTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TAMBÉM CONHECIDAS POR TDICS. NO ENTANTO, TODOS ESSES DESAFIOS INTENSIFICARAM SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA.