OBJETIVA-SE ANALISAR EMOÇÕES NEGATIVAS DE DOCENTES EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA, CONSIDERANDO O CAMPO AFETIVO DESCRITO POR HENRI WALLON. ENTREVISTARAM-SE 17 DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, CUJAS FALAS FORAM TRANSCRITAS E SUBMETIDAS À ANÁLISE DE ENUNCIAÇÃO. OS RESULTADOS INDICARAM A VIVÊNCIA POR PARTE DAS DOCENTES DE DIFERENTES EMOÇÕES NEGATIVAS: TRISTEZA, FRUSTRAÇÃO, RAIVA, ANGÚSTIA, REVOLTA E MEDO. ESSAS EMOÇÕES, ESPECIALMENTE A TRISTEZA, FORAM ASSOCIADAS À IMPOTÊNCIA PARA GERIR AS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NA SALA DE AULA. PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COMPETENTE DA VIOLÊNCIA E DA INDISCIPLINA NESSES CONTEXTOS POR PARTE DOS DOCENTES PARA A REDUÇÃO DA VIVÊNCIA DESSAS EMOÇÕES NEGATIVAS. EVIDENCIA-SE, PORTANTO, A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA LIDAR COM TAIS SITUAÇÕES, DADO QUE AS EMOÇÕES NEGATIVAS COMPROMETEM O CAMPO AFETIVO DA PESSOA E SÃO PORTA DE ENTRADA PARA O MAL-ESTAR DOCENTE E DOENÇAS, A EXEMPLO DO BURNOUT, COMUM NA PROFISSÃO DOCENTE. ASSIM, TAMBÉM SE RECOMENDA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA O AUTOCONHECIMENTO E GESTÃO COMPETENTE DAS EMOÇÕES NEGATIVAS.