A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR.