FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80932 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 7291 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL" "resumo" => "A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID_29092021141704.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES" "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80932 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 7291 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL" "resumo" => "A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID_29092021141704.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES" "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }