Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80932
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL"
    "resumo" => "A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID_29092021141704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES"
    "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80932
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 7291
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISÃO DOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL"
    "resumo" => "A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID_29092021141704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA MARIA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA ALVES"
    "autor_email" => "antoniaama937@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCA??O ATUALMENTE VEM PASSANDO POR DIVERSAS TRANSFORMA??ES EM CONSEQU?NCIA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. MEDIANTE A ESTE NOVO OLHAR, OS PROFESSORES, PUDERAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE REINVENTAR, BUSCANDO OS MAIS DIVERSOS PROCESSOS METODOL?GICOS COMO FORMA DE FOMENTAR A SUA FORMA??O DOCENTE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISA CONHECER OS DESAFIOS E APRENDIZADOS VIVENCIADOS PELOS RESIDENTES VINCULADOS AO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (RP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UFDPAR, DURANTE ESSE PER?ODO DE ATIVIDADES REMOTAS. A PESQUISA POSSUI CAR?TER INVESTIGATIVO E QUALITATIVO, DE MODO A OBTER INFORMA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DOCENTE DESTES RESIDENTES. DESSE MODO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS INVESTIGADOS CONSIDERAM AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, IMPORTANTES PARA SEU PROCESSO DE QUALIFICA??O E FORMA??O DOCENTE. EM RELA??O AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PERCEBIDOS POR ESSES INVESTIGADOS, DURANTE AS ATIVIDADES DE REG?NCIA, REGISTROU-SE QUE OS RESIDENTES CONSIDERARAM COMO EXPERI?NCIAS POSITIVAS AS NOVAS MANEIRAS DE MINISTRAR AULAS, UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO PONTOS NEGATIVOS FORAM RELATADOS: O DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, A FALTA DE ACESSO ? INTERNET, A FALTA DE CONTATO COM O ALUNO, POUCO RETORNO E INTERA??O DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, BEM COMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. AS AFIRMA??ES APRESENTADAS MOSTRARAM QUE, MESMO COM A PRESEN?A DE DIVERSAS ADVERSIDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA PELA COVID-19, O PRP PROPICIA, AOS SEUS RESIDENTES, UM DESPERTAR QUANTO AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO FUTURO EDUCADOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.