TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE SER ALFABETIZADA, E A ESCOLA TEM A FUNÇÃO SOCIAL DE FAZER CUMPRIR ESSE DIREITO. O ATO DE LER E ESCREVER NA IDADE CERTA, PERMITE A CRIANÇA VER O MUNDO COM MAIS POSSIBILIDADES, PERMITINDO O INDIVÍDUO TER MAIS ACESSO ÀS INFORMAÇÕES, AUMENTANDO SUA CAPACIDADE CRÍTICA DE REFLEXÃO E EXPRESSÃO. A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS E DEVER DO ESTADO E DA FAMÍLIA. E ASSIM, SER PROMOVIDA VISANDO O PLENO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E SUA QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO. O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO VISOU COMPREENDER COMO AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, DURANTE O PERÍODO DA COVID-19, TRABALHARAM O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. A METODOLOGIA QUE FOI UTILIZADA NESTA PESQUISA, É INTEIRAMENTE DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DE UM INSTRUMENTO TIPO, QUESTIONÁRIO, CONSTRUIDO DE MANEIRA ONLINE, CUJA FERRAMENTA DO FORMULÁRIO GOOGLE, DISPONÍVEL PELO O E-MAIL DA GMAIL, E ENCAMINHADO PARA DUAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA SALA REGULAR DE ENSINO. AO ANALISAR AS RESPOSTAS DAS PROFESSORES ALFABETIZADORAS REVELARAM A PRECARIEDADE DO ALUNO EM PARTICIPAR DAS AULAS REMOTAS, A AUSÊNCIA DA FAMÍLIA NA AJUDA DAS ATIVIDADES COM A CRIANÇA EM CASA, E FALTA DO ACESSO FÍSICO DA ESCOLA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, A FALTA DE ESTRUTURA ECONÔMICA DOS PAIS, COM RELAÇÃO A POSSIBILIDADE DE TER INTERNET, CELULAR, BEM COMO, OUTRAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, UTILIZAM A PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO COMO PROPOSTA DE ATIVIDADES DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO.