ESTE ENSAIO ? FRUTO DA NOSSA EXPERI?NCIA COMO BOLSISTAS NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA- PIBID - UEPB, REALIZADO NO PER?ODO DE ABRIL DE 2021. O MESMO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER A CONTRIBUI??O DA ATUA??O DAS/OS PIBIDIANAS/OS DE SOCIOLOGIA NA FORMA??O DAS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO. NESSE SENTIDO, FORAM UTILIZADAS BIBLIOGRAFIAS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ASSIM COMO NAS IDEIAS A RESPEITO DA EDUCA??O DA PR?XIS FREIRIANA, MEDIADA PELA DIALOGICIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVA??O INDIRETA E APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS FECHADAS, QUE FOI ENCAMINHADO AS/OS ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA P?BLICA, DA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO GOOGLE FORMS. AS PERGUNTAS OBJETIVARAM COMPREENDER A PERCEP??O DAS/OS DISCENTES ACERCA DAS CONTRIBUI??ES DO PIBID NAS ATIVIDADES S?NCRONAS DE SOCIOLOGIA, NO PER?ODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2020. DESSE MODO, PAUTAMO-NOS EM NARRATIVAS DE ALUNAS/OS DO ENSINO M?DIO, DA ESCOLA L?CUS DA ATUA??O DO PIBID DE SOCIOLOGIA DA UEPB, COM FOCO NAS CONTRIBUI??ES DAS/OS LICENCIANDAS/OS DE SOCIOLOGIA, NAS AULAS MINISTRADAS. POR MEIO DESTA REFLEX?O, ? POSS?VEL ENTENDERMOS A IMPORT?NCIA DA PARCERIA PIBID E ESCOLA P?BLICA, ENSEJANDO EM OUTRAS MANEIRAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCA??O B?SICA E PROMOVENDO A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORAS/ES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA.