A AVALIAÇÃO COMPREENDE UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE PERPASSA TODA AÇÃO CONSCIENTE, REFLEXIVA E INTENCIONAL DO PROFESSOR. SENDO PARALELA À AÇÃO DOCENTE, ASSUME CARÁTER DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE, REGULANDO, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO TOCANTE À AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, O PROFESSOR ASSUME UM PAPEL DE MEDIADOR, OBSERVADOR, DIALÓGICO E REFLEXIVO, ESTABELECENDO VÍNCULOS INTELECTUAIS E AFETIVOS, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E REGISTRO, ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES, POSSIBILIDADES E INTERESSES DA CRIANÇA, E PLANEJAMENTO DE NOVAS AÇÕES, OFERECENDO NOVAS E DIFERENTES OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM. REFLETINDO ACERCA DESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO SUAS CONCEPÇÕES CENTRAIS E INSTRUMENTOS. O ESTUDO POSSUI CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, COM ABORDAGEM DESCRITIVA E QUALITATIVA, BASEANDO-SE NOS SEGUINTES AUTORES: LUCKESI (2011), PERRENOUD (2000), HOFFMANN (2012) E DOCUMENTOS OFICIAIS: DCNEI (2010), BNCC (2017), ENTRE OUTROS. ESTE TRABALHO, ENTÃO, FAVORECE UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A AVALIAÇÃO, PERCEBENDO-A COMO DIAGNÓSTICA, PROCESSUAL E FORMATIVA, EVITANDO SER CONFUNDIDA COM INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS DE CARÁTER FINAL, VISANDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POSITIVA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.