AS COORDENAÇÕES CEAFRI E CEAFRO: ESPAÇOS AFIRMATIVOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ERER NOS MUNICIPIOS DE VILA VELHA E VITÓRIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81564 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 8309 "titulo" => "AS COORDENAÇÕES CEAFRI E CEAFRO: ESPAÇOS AFIRMATIVOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ERER NOS MUNICIPIOS DE VILA VELHA E VITÓRIA" "resumo" => "A LEI 10.639/2003 ENTRA EM VIGOR NO DIA 09 DE JANEIRO DE 2003, NO ESTADO BRASILEIRO. FOI UM MARCO HISTÓRICO E INQUESTIONÁVEL AVANÇO EM RELAÇÃO A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA, CONQUANTO REIVINDICADA PELO MOVIMENTO SOCIAL NEGRO, DESDE UM LONGO PERCURSO HISTÓRICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NO ENTANTO, FORAM, E AINDA SÃO NECESSÁRIAS À CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS E AÇÕES QUE POSSIBILITEM A IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA E EFICAZ DAS DETERMINAÇÕES DA LEI, QUE AINDA ENFRENTA FORTES ENTRAVES E DIFICULDADES PARA SER EFETIVADA E CUMPRIDA INCLUSIVE PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. PARA O CAMPO DE PESQUISA E ANÁLISE, DEFINIMOS COMO MOTE A ATUAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE VILA VELHA E DE VITÓRIA, AMBOS LOCALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, À DEMONSTRAR COMO OS SISTEMAS EDUCACIONAIS DESTES MUNICÍPIOS TÊM IMPLEMENTADO A LEI 10.639/03 DESDE A SUA PROMULGAÇÃO. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS, FOI EMPREENDIDA UMA PESQUISA INTEGRADA POR PLANOS DE ANÁLISE CONCOMITANTES, CONSTITUÍDO ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO E ANÁLISE DELINEADO DA COLETA DE DADOS DOCUMENTAIS E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A ANÁLISE DOCUMENTAL FOI PRODUZIDA POR MEIO DO LEVANTAMENTO DE DADOS E CONSULTA AS LEGISLAÇÕES NACIONAL E MUNICIPAL, DOCUMENTOS OFICIAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES PELA COORDENAÇÃO CEAFRI E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA/ES PELA COMISSÃO CEAFRO, A FIM DE IDENTIFICAR OS CAMINHOS EMPREENDIDOS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS EM PROL DO CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS QUE REGULAMENTAM E REAFIRMAM A LEI 10.639/03." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA, LEI 10.639/2003, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA121_ID8309_05112021190316.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA FONSECA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MACHADO" "autor_email" => "ale-fonsecamachado@hotmai" "autor_ies" => "UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81564 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 8309 "titulo" => "AS COORDENAÇÕES CEAFRI E CEAFRO: ESPAÇOS AFIRMATIVOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A ERER NOS MUNICIPIOS DE VILA VELHA E VITÓRIA" "resumo" => "A LEI 10.639/2003 ENTRA EM VIGOR NO DIA 09 DE JANEIRO DE 2003, NO ESTADO BRASILEIRO. FOI UM MARCO HISTÓRICO E INQUESTIONÁVEL AVANÇO EM RELAÇÃO A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA, CONQUANTO REIVINDICADA PELO MOVIMENTO SOCIAL NEGRO, DESDE UM LONGO PERCURSO HISTÓRICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. NO ENTANTO, FORAM, E AINDA SÃO NECESSÁRIAS À CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS E AÇÕES QUE POSSIBILITEM A IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA E EFICAZ DAS DETERMINAÇÕES DA LEI, QUE AINDA ENFRENTA FORTES ENTRAVES E DIFICULDADES PARA SER EFETIVADA E CUMPRIDA INCLUSIVE PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. PARA O CAMPO DE PESQUISA E ANÁLISE, DEFINIMOS COMO MOTE A ATUAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE VILA VELHA E DE VITÓRIA, AMBOS LOCALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, À DEMONSTRAR COMO OS SISTEMAS EDUCACIONAIS DESTES MUNICÍPIOS TÊM IMPLEMENTADO A LEI 10.639/03 DESDE A SUA PROMULGAÇÃO. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS, FOI EMPREENDIDA UMA PESQUISA INTEGRADA POR PLANOS DE ANÁLISE CONCOMITANTES, CONSTITUÍDO ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO E ANÁLISE DELINEADO DA COLETA DE DADOS DOCUMENTAIS E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A ANÁLISE DOCUMENTAL FOI PRODUZIDA POR MEIO DO LEVANTAMENTO DE DADOS E CONSULTA AS LEGISLAÇÕES NACIONAL E MUNICIPAL, DOCUMENTOS OFICIAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES PELA COORDENAÇÃO CEAFRI E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA/ES PELA COMISSÃO CEAFRO, A FIM DE IDENTIFICAR OS CAMINHOS EMPREENDIDOS NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS EM PROL DO CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS QUE REGULAMENTAM E REAFIRMAM A LEI 10.639/03." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA, LEI 10.639/2003, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA121_ID8309_05112021190316.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA FONSECA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MACHADO" "autor_email" => "ale-fonsecamachado@hotmai" "autor_ies" => "UFES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }