Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, PANDEMIA, EDUCAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80923
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 4109
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FÍSICA, INICIADA EM ABRIL DE 2021 E AINDA EM ANDAMENTO. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS DESAFIOS ESTÃO SENDO ENCONTRADOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO? QUAIS ESTRATÉGIAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA COMBATER ESSES DESAFIOS? TEVE COMO OBJETIVO, POIS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA DO COVID-19, CONHECER AS BARREIRAS ESTABELECIDAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS SÍNCRONAS DE FÍSICA. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. REPENSANDO A SALA DE AULA PARA O ENSINO REMOTO, A ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PASSOU A UTILIZAR PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO COMO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, ALÉM DO WHATSAPP E OUTROS VEÍCULOS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES NA INTERNET. DIANTE DA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES, CONCLUÍMOS QUE É NECESSÁRIO REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO PARA NÃO SÓ SUPERAR ANTIGOS PROBLEMAS, COMO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGIRÃO APÓS O FINAL DO SISTEMA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4109_29092021114400.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARLA CLAUDINO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ANA KARLA CLAUDINO"
    "autor_email" => "anakarlaclaudinod@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80923
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 4109
    "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FÍSICA, INICIADA EM ABRIL DE 2021 E AINDA EM ANDAMENTO. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS DESAFIOS ESTÃO SENDO ENCONTRADOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO? QUAIS ESTRATÉGIAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA COMBATER ESSES DESAFIOS? TEVE COMO OBJETIVO, POIS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA DO COVID-19, CONHECER AS BARREIRAS ESTABELECIDAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS SÍNCRONAS DE FÍSICA. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. REPENSANDO A SALA DE AULA PARA O ENSINO REMOTO, A ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PASSOU A UTILIZAR PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO COMO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, ALÉM DO WHATSAPP E OUTROS VEÍCULOS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES NA INTERNET. DIANTE DA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES, CONCLUÍMOS QUE É NECESSÁRIO REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO PARA NÃO SÓ SUPERAR ANTIGOS PROBLEMAS, COMO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGIRÃO APÓS O FINAL DO SISTEMA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID4109_29092021114400.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARLA CLAUDINO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ANA KARLA CLAUDINO"
    "autor_email" => "anakarlaclaudinod@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FÍSICA, INICIADA EM ABRIL DE 2021 E AINDA EM ANDAMENTO. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS DESAFIOS ESTÃO SENDO ENCONTRADOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO? QUAIS ESTRATÉGIAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA COMBATER ESSES DESAFIOS? TEVE COMO OBJETIVO, POIS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA DO COVID-19, CONHECER AS BARREIRAS ESTABELECIDAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS SÍNCRONAS DE FÍSICA. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. REPENSANDO A SALA DE AULA PARA O ENSINO REMOTO, A ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PASSOU A UTILIZAR PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO COMO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, ALÉM DO WHATSAPP E OUTROS VEÍCULOS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES NA INTERNET. DIANTE DA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES, CONCLUÍMOS QUE É NECESSÁRIO REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO PARA NÃO SÓ SUPERAR ANTIGOS PROBLEMAS, COMO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGIRÃO APÓS O FINAL DO SISTEMA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.