ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA BASEADA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE FÍSICA, INICIADA EM ABRIL DE 2021 E AINDA EM ANDAMENTO. A PESQUISA PARTIU DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS DESAFIOS ESTÃO SENDO ENCONTRADOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO? QUAIS ESTRATÉGIAS ESTÃO SENDO UTILIZADAS PARA COMBATER ESSES DESAFIOS? TEVE COMO OBJETIVO, POIS, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA PANDEMIA DO COVID-19, CONHECER AS BARREIRAS ESTABELECIDAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS SÍNCRONAS DE FÍSICA. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. REPENSANDO A SALA DE AULA PARA O ENSINO REMOTO, A ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PASSOU A UTILIZAR PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO COMO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, ALÉM DO WHATSAPP E OUTROS VEÍCULOS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES NA INTERNET. DIANTE DA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES, CONCLUÍMOS QUE É NECESSÁRIO REPENSAR AS PRÁTICAS DE ENSINO PARA NÃO SÓ SUPERAR ANTIGOS PROBLEMAS, COMO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE SURGIRÃO APÓS O FINAL DO SISTEMA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.