O ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVE HABILIDADES E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE LEVAM O ESTUDANTE AO QUESTIONAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE MUNDO QUE MUITAS VEZES TORNAM A APRENDIZAGEM UM ENORME DESAFIO. ATRIBUAMOS A ESTE FATO O ENSINO DE CONCEITOS E CONTEÚDO DESTA DISCIPLINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS. O PRESENTE TRABALHO VISA COMPREENDER A SÍNDROME DENOMINADA COMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), POPULARMENTE CONHECIDO COMO AUTISMO, NESTE SERÁ APRESENTADO ALGUNS FATORES QUE ESTÃO INTERLIGADOS AO TRANSTORNO JÁ MENCIONADO, COMO COMPROMETIMENTO DE PARTE EDUCACIONAL, FAMILIAR E ASSEGURAR OS DIREITOS DESSAS PESSOAS. O OBJETIVO SERÁ INVESTIGAR COMO O TEA É EXPLANADO E CONHECIDO NO ÂMBITO ESCOLAR, COMO JUSTIFICARIA A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA CUJAS FONTES UTILIZADAS FORAM DE LIVROS E ARTIGOS SOBRE O DETERMINADO ASSUNTO.