O PRESENTE ARTIGO DISCORRE SOBRE OS ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. POR UM LONGO PERÍODO AS CONSTRUÇÕES DAS IDENTIDADES DOS SUJEITOS FORAM MOLDADAS EM PARADIGMAS ESSENCIALISTAS ACERCA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E COGNITIVAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO PREOCUPA-SE EM ABORDAR OS CONCEITOS GÊNERO E SEXUALIDADE; DESCREVER COMO GÊNERO E SEXUALIDADE PODEM SER TRABALHADOS NA ESCOLA; MOSTRAR AS PERCEPÇÕES DOS/AS ALUNOS/AS DO 1º ANO E DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, REFERENTE A GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS – MARANHÃO. E POR FIM, APRESENTAR OS RESULTADOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIDAS ACERCA DAS TEMÁTICAS COM OS/AS ESTUDANTES. A ABORDAGEM TEÓRICA METODOLÓGICA CUJOS DADOS DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOS DADOS ORIUNDOS DO CAMPO FORAM ANALISADOS FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA. CONSTATAMOS QUE AS CATEGORIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE PRECISAM CADA VEZ MAIS SEREM INSERIDAS NAS PRÁTICAS ESCOLARES, COMO ESTRATÉGIAS DE ROMPERMOS COM OS MITOS, TABUS, ESTEREÓTIPOS E DISCRIMINAÇÕES QUE TÊM RESULTADOS NEGATIVOS NA VIDA HUMANA.