O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) COMO INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ENSINO. ASSIM COMO A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM FOI E ESTÁ SENDO ESSENCIAL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR A TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, NO CONTEXTO ESCOLAR, COMO INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DO ENSINO. MOSTRAR OS IMPACTOS, A IMPORTÂNCIA DE SE GARANTIR O ACESSO AOS MEIOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO, SOBRETUDO, COM O OLHAR ESPECIAL A QUEM ESTÁ EXCLUÍDO DO MUNDO DIGITAL. A METODOLOGIA QUALITATIVA FOI ANCORADA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE LIVROS, ARTIGOS, DOCUMENTOS DE INSTITUIÇÕES. COMO RESULTADO, RESSALTAM-SE A PERTINÊNCIA E A RELEVÂNCIA DO USO DAS TDICS NAS ESCOLAS CONSIDERANDO O CENÁRIO GLOBAL DE UMA PANDEMIA COMO A COVID-19, POIS A TECNOLOGIA DIGITAL PRECISA ESTAR INSERIDA NO COTIDIANO DE MUITOS BRASILEIROS, UMA VEZ QUE O CONHECIMENTO FAZ A DIFERENÇA NA HUMANIDADE.