O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DIALOGAR SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO REALIZADO NO ESPAÇO DA ESCOLA INDICANDO AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DAS EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS NO AMBIENTE DA SALA DE AULA, PARA TANTO COLHEMOS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, CUJO ELEMENTOS REMETEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA APREENDER ESSAS QUESTÕES, A PESQUISA TEVE INÍCIO NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E NO FORMATO RELATO DE EXPERIÊNCIA , COM O INTUITO DE PROPORCIONAR REFLEXÕES A RESPEITO DAS VIVÊNCIAS DO PROFESSOR. A PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TRABALHA COM A INTERAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DOS ESTUDOS TEÓRICOS QUE CONTEMPLAM A DISCUSSÃO SOBRE O UNIVERSO EDUCACIONAL. PARA COMPREENDER ESSA ANÁLISE TIVEMOS COMO BASE ESTUDOS CRÍTICOS DE AUTORES COMO PERRENOUD (2002), TELLES (1999) E MORTATTI (2019). DO RELATO, APRESENTAMOS TRECHOS QUE REMETEM A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. ASSIM, A ANÁLISE EXAMINA A FORMAÇÃO COMPARTILHADA EM QUE OS AGENTES FORMADORES SE ENVOLVEM COMO SUJEITOS DE FORMAÇÃO, EM UM PROCESSO EM QUE A PRÁTICA SE ARTICULA COMO PONTO DE PARTIDA NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, O ESTUDO APRESENTA UMA TRAJETÓRIA REFLEXIVA QUE CONSTRÓI SIGNIFICADOS A PARTIR DOS FATOS NARRADOS.