POR MEIO DESTE TRABALHO, ANALISAMOS O MÉTODO INTUITIVO, A ARQUITETURA E AS PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, IMPLANTADO NA CIDADE DO ASSÚ/RN, EM 1911. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO NAS REFLEXÕES DE AZEVEDO E STAMATTO (2012), QUE DESENVOLVERAM ESTUDOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM SÃO PAULO E NO RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE, RESPECTIVAMENTE. TAMBÉM NOS APOIAMOS EM SAVIANI (2013) QUE REFLETE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ELEMENTOS INOVADORES NOS GRUPOS ESCOLARES. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, REALIZAMOS LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E A LEITURA E ANÁLISE DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. AS FONTES UTILIZADAS SÃO UMA EDIÇÃO DO JORNAL A REPÚBLICA COM A NOTÍCIA DA FESTA DE INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DO ASSÚ E DOCUMENTOS DA DIRETORIA DE ENSINO. OS GRUPOS ESCOLARES FORAM CRIADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS PRIMEIROS ANOS DE 1890 E REPRESENTAVAM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA INOVADORA NO GOVERNO REPUBLICANO, EXPANDINDO-SE POR TODO O BRASIL. ESSAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE ASPECTO MODERNO PARA A ÉPOCA DIFERENCIAVAM-SE DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, MODELO QUE MARCOU A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO E FUNCIONAVAM GERALMENTE NAS RESIDÊNCIAS DOS PRÓPRIOS PROFESSORES OU EM OUTROS LUGARES ADAPTADOS E INSALUBRES QUE DIFICULTAVAM A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO NOS GRUPOS ESCOLARES ERA PAUTADO NO MÉTODO INTUITIVO, COM A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS DE HIGIENE E A ARQUITETURA IDEALIZADA E PROJETADA PARA O SEU FUNCIONAMENTO CONTAVA COM UMA ESPACIALIDADE AMPLA E AREJADA, ENTRE OUTROS ELEMENTOS QUE DENOTAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA.