MÉTODO INTUITIVO, ARQUITETURA, E PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA – ASSÚ/RN
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79699 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "MÉTODO INTUITIVO, ARQUITETURA, E PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA – ASSÚ/RN" "resumo" => "POR MEIO DESTE TRABALHO, ANALISAMOS O MÉTODO INTUITIVO, A ARQUITETURA E AS PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, IMPLANTADO NA CIDADE DO ASSÚ/RN, EM 1911. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO NAS REFLEXÕES DE AZEVEDO E STAMATTO (2012), QUE DESENVOLVERAM ESTUDOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM SÃO PAULO E NO RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE, RESPECTIVAMENTE. TAMBÉM NOS APOIAMOS EM SAVIANI (2013) QUE REFLETE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ELEMENTOS INOVADORES NOS GRUPOS ESCOLARES. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, REALIZAMOS LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E A LEITURA E ANÁLISE DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. AS FONTES UTILIZADAS SÃO UMA EDIÇÃO DO JORNAL A REPÚBLICA COM A NOTÍCIA DA FESTA DE INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DO ASSÚ E DOCUMENTOS DA DIRETORIA DE ENSINO. OS GRUPOS ESCOLARES FORAM CRIADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS PRIMEIROS ANOS DE 1890 E REPRESENTAVAM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA INOVADORA NO GOVERNO REPUBLICANO, EXPANDINDO-SE POR TODO O BRASIL. ESSAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE ASPECTO MODERNO PARA A ÉPOCA DIFERENCIAVAM-SE DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, MODELO QUE MARCOU A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO E FUNCIONAVAM GERALMENTE NAS RESIDÊNCIAS DOS PRÓPRIOS PROFESSORES OU EM OUTROS LUGARES ADAPTADOS E INSALUBRES QUE DIFICULTAVAM A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO NOS GRUPOS ESCOLARES ERA PAUTADO NO MÉTODO INTUITIVO, COM A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS DE HIGIENE E A ARQUITETURA IDEALIZADA E PROJETADA PARA O SEU FUNCIONAMENTO CONTAVA COM UMA ESPACIALIDADE AMPLA E AREJADA, ENTRE OUTROS ELEMENTOS QUE DENOTAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, MÉTODO INTUITIVO, PRÁTICAS DE HIGIENE, ARQUITETURA, CIDADE DO ASSÚ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID575_22072021171710.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON SILVA" "autor_email" => "gillopes2000@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ -FACESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79699 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "MÉTODO INTUITIVO, ARQUITETURA, E PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA – ASSÚ/RN" "resumo" => "POR MEIO DESTE TRABALHO, ANALISAMOS O MÉTODO INTUITIVO, A ARQUITETURA E AS PRÁTICAS DE HIGIENE COMO ELEMENTOS EDUCACIONAIS MODERNOS NO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, IMPLANTADO NA CIDADE DO ASSÚ/RN, EM 1911. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO NAS REFLEXÕES DE AZEVEDO E STAMATTO (2012), QUE DESENVOLVERAM ESTUDOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM SÃO PAULO E NO RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE, RESPECTIVAMENTE. TAMBÉM NOS APOIAMOS EM SAVIANI (2013) QUE REFLETE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ELEMENTOS INOVADORES NOS GRUPOS ESCOLARES. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, REALIZAMOS LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E A LEITURA E ANÁLISE DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. AS FONTES UTILIZADAS SÃO UMA EDIÇÃO DO JORNAL A REPÚBLICA COM A NOTÍCIA DA FESTA DE INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DO ASSÚ E DOCUMENTOS DA DIRETORIA DE ENSINO. OS GRUPOS ESCOLARES FORAM CRIADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS PRIMEIROS ANOS DE 1890 E REPRESENTAVAM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA INOVADORA NO GOVERNO REPUBLICANO, EXPANDINDO-SE POR TODO O BRASIL. ESSAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DE ASPECTO MODERNO PARA A ÉPOCA DIFERENCIAVAM-SE DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, MODELO QUE MARCOU A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO E FUNCIONAVAM GERALMENTE NAS RESIDÊNCIAS DOS PRÓPRIOS PROFESSORES OU EM OUTROS LUGARES ADAPTADOS E INSALUBRES QUE DIFICULTAVAM A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO NOS GRUPOS ESCOLARES ERA PAUTADO NO MÉTODO INTUITIVO, COM A CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS DE HIGIENE E A ARQUITETURA IDEALIZADA E PROJETADA PARA O SEU FUNCIONAMENTO CONTAVA COM UMA ESPACIALIDADE AMPLA E AREJADA, ENTRE OUTROS ELEMENTOS QUE DENOTAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, MÉTODO INTUITIVO, PRÁTICAS DE HIGIENE, ARQUITETURA, CIDADE DO ASSÚ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID575_22072021171710.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON SILVA" "autor_email" => "gillopes2000@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ -FACESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }