Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA

Palavra-chaves: LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82472
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 4525
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR"
    "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82472
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 4525
    "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR"
    "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.