ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS