O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DE UM ESTUDO FEITO EM DOIS HOSPITAIS DE RIO BRANCO ? ACRE EM 2020, O HOSPITAL DA CRIAN?A E O HOSPITAL DO C?NCER-UNACON, UMA EXPERI?NCIA PROPORCIONADA PELA DISCIPLINA ATENDIMENTO EDUCACIONAL A CRIAN?A HOSPITALIZADA, OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC. O OBJETIVO PRINCIPAL ? DISCUTIR SOBRE A ATUA??O DE PROFISSIONAIS DA EDUCA??O, DIANTE DO ENFRENTAMENTO DAS ENFERMIDADES VIVIDAS PELAS CRIAN?AS ENQUANTO INTERNAS DA UNIDADE HOSPITALAR, PROPORCIONANDO A CONTINUIDADE DO SEU ENSINO E APRENDIZADO E TAMB?M A INCLUS?O. A PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, NA MODALIDADE PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGR?FICA, COMO T?CNICA DE COLETA DE DADOS FOI USADA ? OBSERVA??O N?O PARTICIPANTE NOS HOSPITAIS E A BUSCA POR OBRAS E ARTIGOS CIENT?FICOS NO SITE GOOGLE ACAD?MICO. O REFERENCIAL TE?RICO CONSIDEROU AUTORES QUE VERSAM SOBRE AS CLASSES DE EDUCA??O HOSPITALAR E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCA??O, AL?M DAS LEIS QUE GARANTEM ESSE DIREITO. OS PRINCIPAIS ESTUDADOS FORAM: VINHA, MORAIS E MORO (2017), FONTES (2005), FONTANA SALAMUNES (2009) E BRASIL (2002). OS ESTUDOS CONCLU?RAM QUE A RELA??O DO PROFESSOR COM SEUS ALUNOSPACIENTES, PAUTADA EM UMA CONVIV?NCIA RESPEITOSA, INTENSIFICA A PROBABILIDADE DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISTO QUE, SEJA NO HOSPITAL OU NA ESCOLA, AMBOS OS ESPA?OS FORMATIVOS TEM O PAPEL SOCIAL DE CONSTRUIR RELA??ES MAIS ?TICAS E DEMOCR?TICAS, UTILIZANDO DO DI?LOGO COMO PONTE PARA INTERA??ES MAIS JUNTAS, ONDE A ?ESCUTA PEDAG?GICA? TEVE DESTAQUE NO TRABALHO, POIS PERMITE AOS EDUCADORES ESTREITAR OS LA?OS COM SEUS ALUNOS E ASSIM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIAN?A.
PALAVRAS-CHAVE: CLASSES HOSPITALARES, ATENDIMENTO EDUCACIONAL, INCLUS?O.