O PAPEL DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO QUE PROMOVE A EDUCAÇÃO POR MEIO DE PROCESSOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR ASSOCIADO AS PRIMÍCIAS COM A PREOCUPAÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA SOFRIDA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ONDE A INTERFACE ENTRE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E PROCESSOS INCLUSIVOS ESTÁ CONECTADA, PRIMEIRAMENTE, ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA, DEPOIS COM A VISÃO DE QUE MANEIRA AS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS REPERCUTEM NOS PROCESSOS INCLUSIVOS NA ESCOLA. A PROPOSTA DE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER AS CATEGORIAS VIOLÊNCIA E INCLUSÃO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. É ESTUDO DE ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA, ONDE FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO NA BASE DE DADOS DO BANCO DA CAPES UTILIZANDO OS DESCRITORES VIOLÊNCIA NA ESCOLA, PROCESSOS INCLUSIVOS, VIOLÊNCIA E OS PROCESSOS INCLUSIVOS PARA EVIDENCIAR A PROBLEMATIZAÇÃO DO FENÔMENO SOCIAL DA VIOLÊNCIA JUNTO AOS PROCESSOS INCLUSIVOS. ENTRE OS RESULTADOS CONSTATOU-SE COM BASE NA SISTEMATIZAÇÃO DOS REGISTROS E ANÁLISE DOS DADOS QUE A INCLUSÃO É CONSIDERADA COMO ASPECTO DA SOCIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS, VAI ALÉM DO CURRÍCULO ESTABELECIDO PARA A APRENDIZAGEM, OU DO ESPAÇO FÍSICO QUE AS CONCEBE, E OS LIMITES OU POSSIBILIDADES DOS SUJEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR. É NECESSÁRIA UMA ANÁLISE DO MUNDO SOCIAL, NO QUAL SE CONSTRÓI O PROCESSO DE INCLUSÃO POR MEIO DAS POLÍTICAS QUE SE PROPÕE A PROMOVÊ-LO E O REGASTE DA DIGNIDADE HUMANA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS DE ARRANJOS SOCIAIS.