A PANDEMIA DE COVI-19 ADICIONOU NOVOS DESAFIOS A PRÁTICA DOCENTE. MUITOS PROBLEMAS NOVOS SURGIRAM, OUTROS FORAM EVIDENCIADOS. NÃO OBSTANTE, O USO DAS TECNOLOGIAS PARA FINS EDUCACIONAIS, JÁ DISCUTIDO, SE TORNOU CENTRAL. DESTA FORMA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO REMOTO IMPLEMENTADO NA PANDEMIA DE COVID-19. POIS SERÁ A PARTIR DESTES DIAGNÓSTICOS QUE SE PODERÁ PLANEJAR O FUTURO, MITIGAR OS DANOS E OFERECER UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE, CONSIDERANDO AS PERSPECTIVAS, EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES DOS PROFESSORES. A METODOLOGIA É DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES TAMBÉM POSSUEM LIMITAÇÃO DE ACESSO A TECNOLOGIA, MUITOS NÃO TIVERAM, NEM ANTES E NEM DURANTE A PANDEMIA, FORMAÇÃO PARA USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, E QUE TIVERAM QUE ARCAR COM OS CUSTOS DO TRABALHO REMOTO, TANTO DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO COMO SOCIOEMOCIONAL. POR OUTRO LADO, ESTADOS QUE RESPONDERAM MAIS RAPIDAMENTE, COM MAIS ALTERNATIVAS DE APOIO AO PROFESSOR APRESENTAM RESULTADOS MELHORES, QUANTO A AVALIAÇÃO DO ENSINO REMOTO, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE OS DOCENTES PRECISAM SER MELHOR AMPARADOS E APOIADOS, EMOCIONALMENTE E FINANCEIRAMENTE, NO MOMENTO DE RETOMADA PARA O ENSINO HÍBRIDO E POSTERIORMENTE NO PRESENCIAL PARA QUE SE POSSA PENSAR EM MITIGAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO ENSINO.