A PANDEMIA DE COVID-19 AFETOU OS SISTEMAS EDUCACIONAIS EM TODO O MUNDO, LEVANDO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS E A IMPLEMENTAÇÃO EMERGENCIAL DO ENSINO REMOTO. NESTE CENÁRIO, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MEDIAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES TORNARAM-SE FUNDAMENTAIS, REVELANDO A NECESSIDADE DE UMA DINÂMICA QUE PRIVILEGIE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA ATIVA PELO EDUCANDO, TORNANDO AS AULAS MAIS ATRATIVAS E MENOS ABSTRATAS QUANTO AOS FENÔMENOS RELATIVOS ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA. ASSIM, O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR SIMULAÇÕES INTERATIVAS DO PROJETO PHYSICS EDUCACIONAL TECHNOLOGY (PHET), QUANTO ÀS POSSIBILIDADES DE EMPREGO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA DESENVOLVER ESSE TRABALHO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DA QUANTIDADE DE SIMULAÇÕES DISPONÍVEIS, ANÁLISES E SISTEMATIZAÇÕES, QUANTO À UNIDADE TEMÁTICA, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. OS 14 (QUATORZE) SOFTWARES SELECIONADOS SÃO INDICADOS PARA A PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES INTERATIVAS POR DOCENTES, QUE JULGUEM QUE AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS SÃO IMPORTANTES FACILITADORES E/OU POTENCIALIZADORES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO.