A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE QUÍMICA VISA REDUZIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS PERTINENTES A ESTA CIÊNCIA, OPORTUNIZANDO NOVAS FORMAS DE PENSAR, APRENDER E ENSINAR. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O USO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PARA TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO PÚBLICO ALVO FORAM DOZE (12) ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI CARACTERIZADO PELA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS APLICOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO. OS DADOS FORAM SISTEMATIZADOS E CATEGORIZADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO – DSC DE LEFÈVRE E LEFÈVRE (2000), EM SEGUIDA INTERPRETADOS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES PESQUISADOS E QUE POR MEIOS DAS PRODUÇÕES DAS PETIÇÕES, HOUVE DEMONSTRAÇÕES DE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A METODOLOGIA WEBQUEST (DODGE, 2003), MOSTRA-SE COMO UM MÉTODO VIÁVEL, QUE POSSIBILITA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA, ENGAJA O ALUNO PARA TEMAS RELEVANTES, DESENVOLVE O SENSO CRÍTICO PARA PESQUISA NA REDE DE INTERNET E FAVORECE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO E COLABORAÇÃO.