Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, WEBQUEST, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79580
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 947
    "titulo" => """
      PROPOSTA DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA \r\n
      ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
      """
    "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE QUÍMICA VISA REDUZIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS PERTINENTES A ESTA CIÊNCIA, OPORTUNIZANDO NOVAS FORMAS DE PENSAR, APRENDER E ENSINAR. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O USO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PARA TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO PÚBLICO ALVO FORAM DOZE (12) ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI CARACTERIZADO PELA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS APLICOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO. OS DADOS FORAM SISTEMATIZADOS E CATEGORIZADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO – DSC DE LEFÈVRE E LEFÈVRE (2000), EM SEGUIDA INTERPRETADOS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES PESQUISADOS E QUE POR MEIOS DAS PRODUÇÕES DAS PETIÇÕES, HOUVE DEMONSTRAÇÕES DE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A METODOLOGIA WEBQUEST (DODGE, 2003), MOSTRA-SE COMO UM MÉTODO VIÁVEL, QUE POSSIBILITA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA, ENGAJA O ALUNO PARA TEMAS RELEVANTES, DESENVOLVE O SENSO CRÍTICO PARA PESQUISA NA REDE DE INTERNET E FAVORECE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO E COLABORAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E  COMUNICAÇÃO , WEBQUEST, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID947_07072021165634.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79580
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 947
    "titulo" => """
      PROPOSTA DE WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA \r\n
      ABORDAGEM DO TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
      """
    "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE QUÍMICA VISA REDUZIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS PERTINENTES A ESTA CIÊNCIA, OPORTUNIZANDO NOVAS FORMAS DE PENSAR, APRENDER E ENSINAR. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O USO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PARA TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO PÚBLICO ALVO FORAM DOZE (12) ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI CARACTERIZADO PELA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS APLICOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO. OS DADOS FORAM SISTEMATIZADOS E CATEGORIZADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO – DSC DE LEFÈVRE E LEFÈVRE (2000), EM SEGUIDA INTERPRETADOS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES PESQUISADOS E QUE POR MEIOS DAS PRODUÇÕES DAS PETIÇÕES, HOUVE DEMONSTRAÇÕES DE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A METODOLOGIA WEBQUEST (DODGE, 2003), MOSTRA-SE COMO UM MÉTODO VIÁVEL, QUE POSSIBILITA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA, ENGAJA O ALUNO PARA TEMAS RELEVANTES, DESENVOLVE O SENSO CRÍTICO PARA PESQUISA NA REDE DE INTERNET E FAVORECE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO E COLABORAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E  COMUNICAÇÃO , WEBQUEST, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID947_07072021165634.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE QUÍMICA VISA REDUZIR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS PERTINENTES A ESTA CIÊNCIA, OPORTUNIZANDO NOVAS FORMAS DE PENSAR, APRENDER E ENSINAR. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O USO DA WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MANEIRA A DESPERTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PARA TEMÁTICA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO PÚBLICO ALVO FORAM DOZE (12) ALUNOS DA 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI CARACTERIZADO PELA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS APLICOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO. OS DADOS FORAM SISTEMATIZADOS E CATEGORIZADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO – DSC DE LEFÈVRE E LEFÈVRE (2000), EM SEGUIDA INTERPRETADOS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES PESQUISADOS E QUE POR MEIOS DAS PRODUÇÕES DAS PETIÇÕES, HOUVE DEMONSTRAÇÕES DE MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A METODOLOGIA WEBQUEST (DODGE, 2003), MOSTRA-SE COMO UM MÉTODO VIÁVEL, QUE POSSIBILITA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA, ENGAJA O ALUNO PARA TEMAS RELEVANTES, DESENVOLVE O SENSO CRÍTICO PARA PESQUISA NA REDE DE INTERNET E FAVORECE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO E COLABORAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.