O ESTUDO DE CASO TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DO ESTUDANTE J.A.S DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM POR OBJETIVOS IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES COGNITIVAS E AUXILIAR O PROFESSOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, BEM COMO RECONHECER AS CONQUISTAS E IMPASSES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE INCLUSÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, VISANDO ALCANÇAR UMA MAIOR VERACIDADE DO PROBLEMA EM ESTUDO. DURANTE A PESQUISA FORAM UTILIZADOS O REGISTRO DE CAMPO, CONVERSAS COM A FAMÍLIA, CORPO DOCENTE E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ALÉM DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE ESTIMULASSEM A APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS MOSTRAM QUE HÁ UM ENFRAQUECIMENTO SIGNIFICATIVO QUANTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE A INCLUSÃO É ALGO MUITO DISTANTE DAS REALIDADES DAS NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS. NO ENTANTO, UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO CONSISTE NA DISPONIBILIDADE DOS DOCENTES PARA BUSCAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO VOLTADAS PARA ESTIMULAÇÃO EMOCIONAL, A FIM DE CRIAR VÍNCULOS AFETIVOS COM OS ESTUDANTES OBJETIVANDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. ENXERGAR POSSIBILIDADES PARA OPORTUNIZAR APRENDIZAGENS É O MEIO PELO QUAL A ESCOLA GARANTIRÁ AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NÃO SÓ AS MATRICULAS EFETIVADAS NO COMEÇO DO ANO, MAS QUE SEUS DIREITOS SEJAM GARANTIDOS CONFORME PRECONIZA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA.