ESTE ARTIGO TRATA DA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA JUNTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). ELA TEVE COMO OBJETIVO INDAGAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE ENERGIA NUCLEAR, TOMANDO MÉTODO DA PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) COMO FUNDAMENTO DIDÁTICO E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE
SUBMARINOS (PROSUB) DA MARINHA DO BRASIL COMO PRÁTICA SOCIAL EDUCATIVA E OBJETO DE
PESQUISA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DO TIPO QUANTITATIVO /QUALITATIVO, QUE ATRAVÉS DA
REVISÃO DE LITERATURA E DE QUESTIONÁRIO ON LINE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, BUSCOU COLETAR
IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE
ENSINO, SOBRE O PROSUB E SOBRE PHC COMO TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO. DAS REFLEXÕES OBTIDAS,
CONCLUÍMOS QUE PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE ENERGIA
NUCLEAR, PROFESSOR DEVE SER CAPAZ DE COMPREENDER A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO
EDUCATIVO PELA PHC, TER O DOMÍNIO PLENO DO MÉTODO DE ENSINO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E SABER ORGANIZAR DIDATICAMENTE DE FORMA INTENCIONAL AS MÚLTIPLAS
DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS CONSTITUTIVAS DA PROCESSUALIDADE E DAS CONTRADIÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR
COMO CONTEÚDO DE ENSINO E OBJETO DA PRÁTICA SOCIAL. COMO IMPOSIÇÃO DO ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO
À EDUCAÇÃO ESCOLAR, CABE AO PROFESSOR A TAREFA DE REALIZAR A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO ENTRE OS SABERES ESPONTÂNEOS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DA
CIÊNCIA, COMO APREENSÃO SINTÉTICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA FORMA DE SABER ELABORADO.