ESSE TRABALHO É UMA PESQUISA INICIAL E TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. PARA ISSO, FOI UTILIZADO METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA É DOCUMENTAL E DE CARÁTER QUALITATIVO. COMO RESULTADOS INICIAIS, PERCEBE-SE QUE A RELAÇÃO SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA TEM UM ELO ESSENCIAL TENDO NA ESCOLA SUA FONTE DE APRENDIZAGEM. ADEMAIS O PROFESSOR EM CONSONÂNCIA COM O EDUCANDO, INSIRA ATIVIDADES QUE SEJA DO CONVÍVIO SOCIAL DO INDIVÍDUO DE FORMA CONTEXTUALIZADA E ALICERÇADA COM A VIVÊNCIA DO ALUNO, A FIM DE MELHORAR A ESCRITA POR MEIO DE CONTEXTO QUE DÊ SENTIDO AO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM A ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM EXPOSTAS EM QUADROS, NOS QUAIS OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM NO TOTAL 4 (QUADRO) PROFESSORES E APENAS 1 (UM) DOS ANOS INICIAIS E OS DEMAIS DOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PARTIR DESSAS REFLEXÕES INFERE-SE QUE PARA APRENDER É PRECISO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EMBASADA NOS REFERIDOS DOCUMENTOS. VALE SALIENTAR QUE OS PROFESSORES E A ESCOLA SÃO IMPORTANTES NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO DO(A)S CIDADÃOS LEITORES.