ATÉ RECENTEMENTE, UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DOS EDUCADORES EM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ERA A FALTA DE ACESSO QUE EXISTIA EM MUITAS ESCOLAS. PARA CRIAR EXPERIÊNCIAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS QUE APOIAM O APRENDIZADO ATIVO DA MATEMÁTICA, É CLARO QUE OS EDUCADORES DEVEM TER CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO, UM ENTENDIMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA. UM MÉTODO QUE UM PROFESSOR PODE USAR PARA ANALISAR A EFICÁCIA DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS É A ESTRUTURA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO TECNOLÓGICO. ESSA FERRAMENTA SUPORTA UMA REFLEXÃO CUIDADOSA DO EDUCADOR SOBRE PEDAGOGIA, CONTEÚDO E TECNOLOGIA, NÃO APENAS COMO ENTIDADES SEPARADAS, MAS COMO DOMÍNIOS SOBREPOSTOS E CRUZADOS. AO PLANEJAR INTEGRAR AS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES E SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE QUE OS ALUNOS PRECISAM, O CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DE QUE PRECISAM E AS PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA ENSINAR ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS. ESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PORQUE, SEM UMA FORMAÇÃO QUE VENHA A CONTRIBUIR COM A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA, AS TECNOLOGIAS PODE SER INTEGRADA DE MANEIRA PEDAGOGICAMENTE INADEQUADA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.