O ESTUDO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS É, POR SUA RELEVÂNCIA E COMPLEXIDADE, UMA DAS QUESTÕES MAIS CONTROVERSAS NA PESQUISA EDUCACIONAL, E TEM RECEBIDO ATENÇÃO ESPECIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTA TESE TENTA APRESENTAR UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E COMPORTAMENTAL DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO ESCOLAR, CONTEXTUALIZANDO-O COM A REALIDADE QUE OCORRE NA ESCOLA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO. OBJETIVANDO ANALISAR OS FATORES SOCIOECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PITÁGORAS DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, O ESTUDO FOI BASEADO NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL, TIPO DESCRITIVO DA MODALIDADE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM MISTA–QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE UMA POPULAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS PELAS ESTATÍSTICAS APRESENTADOS EM GRÁFICOS E ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE PERSON. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS FATORES SOCIOECONÔMICOS INFLUENCIAM SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS PESQUISADOS. CONSIDERANDO QUE OS FATORES QUE MAIS INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESTÃO LIGADOS O PODER AQUISITIVO DOS PAIS E O TRABALHO REMUNERATIVO DOS ALUNOS. NO ENTANTO, DEVE SER RECONHECIDO QUE A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO TAMBÉM IMPLICA A SUPERAÇÃO DA POBREZA.