ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTADA PELO MÉTODO DESCRITIVO E POSSUI
POR OBJETIVO APRESENTAR E DESCREVER DUAS OFICINAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CONTEXTO FORMATIVO
DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA EM
CAMPINA GRANDE-PB, A PARTIR DA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTITULADA DE “EDUCAÇÃO E
TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DO ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE GEOGRAFIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO”, REALIZADA COM UM PÚBLICO
DE 16 LICENCIANDO COTADOS COMO BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UEPB, 2020 2022.
AS OFICINAS CONTRIBUÍRAM COM O APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO ENSINO
HÍBRIDO E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NA DINAMIZAÇÃO DOS CONTEXTOS DE ENSINO DE
GEOGRAFIA, ENRIQUECENDO A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA HAJA VISTA AS
NECESSIDADES DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, E A NECESSIDADE DO USO PROFÍCUO DE RECURSO
TECNOLÓGICOS PARA FINS EDUCACIONAIS. DESSA MANEIRA, ACREDITA-SE QUE O TRABALHO POSSA MOTIVAR
NOVAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA MISTA, SEM, NO ENTANTO,
DESCONSIDERAR A AUTONOMIA DOS DOCENTES E OS CONTEXTOS DIVERSOS DAS SALAS DE AULA.