ESTE ESTUDO É UM RECORTE DE PESQUISA EM ANDAMENTO DE DOUTORADO, TENDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR DE QUE FORMA O TEMA DA APRENDIZAGEM REMOTA É VIVENCIADA NA PRÁTICA PELOS ALUNOS E PROFESSORES DA GRADUAÇÃO EM MÚSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB (UFCG). EM RELAÇÃO AO MODELO DE INVESTIGAÇÃO, A REFERIDA PESQUISA ESTÁ ENQUADRADA COMO QUALITATIVA, ALÉM DE OBSERVAR E ANALISAR OS FATOS, VISA RELACIONAR A PRÁTICA E TEORIZAR O ASSUNTO, EXPLICANDO OS MOTIVOS E PROCESSOS POR TRÁS DA TEMÁTICA. UTILIZAMOS PARA COLETA DE INFORMAÇÕES UMA BUSCA EM SITES IMPORTANTES REFERENTES À ÁREA DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ELABORARMOS UMA REVISÃO DA LITERATURA. OBSERVAMOS AS RESPOSTAS ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA INFORMAL À CATORZE (14) PROFESSORES E DOIS (02) COORDENADORES E UM QUESTIONÁRIO SEMI ESTRUTURADO COM PERGUNTAS, DIRECIONADOS A OITO (08) ALUNOS DE CLARINETE/SAXOFONE, QUE TIVERAM AULAS NO PERÍODO DA PANDEMIA. NO ENTANTO, O RESULTADO PARCIAL DESTA PESQUISA POSSIBILITA PERCEBER AS DIFICULDADES NO ANDAMENTO DAS AULAS REMOTAS SIMPLESMENTE POR CAUSA DA INTERNET FRACA OU ESCASSA EM VÁRIAS REGIÕES NO INTERIOR DA PARAÍBA. DEPOIS DA PANDEMIA COVID-19, MUITOS PONTOS PRECISAM SER REVISTOS, ALUNOS E PROFESSORES, NECESSITAM SE REINVENTAR E RESSIGNIFICAR A MANEIRA DE CONCEBER A APRENDIZAGEM E PRINCIPALMENTE NO USO DA TECNOLOGIA, COM FERRAMENTAS E METODOLOGIAS JÁ DISPONÍVEIS QUE AINDA NÃO FORAM APLICADAS E EXPLORADAS NO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO.