O OBJETIVO DESSE TRABALHO É COMPREENDER OS CONCEITOS DA ALTERIDADE E IDENTIDADE QUE TRANSITAM NO CAMPO EDUCACIONAL, ENVOLTOS NO MULTICULTURALISMO. O MÉTODO UTILIZADO FOI O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, TOMANDO-SE, COMO REFERENTES TEÓRICO OS AUTORES: MOREIRA E CAUDAU (2008); HALL (2006); DUSCHATZKY E SKLIAR (2001); BAUMAN (2005) QUE DIALOGAM ESSAS TEMÁTICAS. COMO RESULTADO CONSTATOU-SE QUE A ALTERIDADE E A IDENTIDADE PODEM SER CONSTITUÍDAS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES COMPLEXAS E DE CONTRASTES ESTABELECIDAS COM OUTROS SUJEITOS, TAL VISÃO PERMITE QUE OS DISCURSOS MULTICULTURALISTAS RESSOEM E ADENTREM AS ESCOLAS. O MULTICULTURALISMO PRESENTE NO CURRÍCULO É RESULTADO DE MOVIMENTOS E ENFRENTAMENTOS ORGANIZADOS QUE TENTAM INSERIR A PLURALIDADE DE ETNIAS E CULTURAS; A GLOBALIZAÇÃO; AS PRESENÇAS REAIS E VIRTUAIS. NESSE CENÁRIO, ENCONTRAMOS AS PERSPECTIVAS DO
MULTICULTURALISMO INTERCULTURAL QUE VÃO AO ENCONTRO DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE RECONHEÇA O OUTRO E BUSQUE UM DIÁLOGO ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS.