O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO OS MOVIMENTOS POPULARES E SUAS CARACTERÍSTICAS PEDAGÓGICAS. ESSES MOVIMENTOS NASCEM NAS COMUNIDADES E PELO POVO, ONDE TODA ESSA MOBILIZAÇÃO SE ENVOLVE EM PRÁTICAS EDUCADORAS QUE BUSCAMOS CONHECER. PARA ISSO, TROUXEMOS COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER QUAIS SÃO OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS ENCONTRADOS NOS MOVIMENTOS POPULARES. SABEMOS QUE A PEDAGOGIA USA DE MÉTODOS FORMAIS PARA CONSTRUIR A EDUCAÇÃO, JÁ OS MOVIMENTOS POPULARES TEM SUAS ORGANIZAÇÕES E SEUS MEIOS PARA TRANSFOREM A SOCIEDADE EM UM LOCAL MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO. DIANTE DESSES ASPECTOS: QUAIS OS PONTOS PEDAGÓGICOS QUE SÃO ENCONTRADOS NAS VIVENCIAS DOS MOVIMENTOS POPULARES? ALÉM DO OBJETIVO GERAL PROPOSTO PARA ESTE ESTUDO, ELENCAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR COMO SÃO ORGANIZADOS OS MOVIMENTOS POPULARES; DESCREVER COMO ACONTECE O FAZER PEDAGÓGICO DENTRO DOS MOVIMENTOS POPULARES E APRESENTAR OS RESULTADOS ENCONTRADOS SOBRE O LADO PEDAGÓGICO DOS MOVIMENTOS POPULARES. QUANTO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, DE CUNHO DESCRITIVO. PARA COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO APLICADO A TRÊS MILITANTES DA ORGANIZAÇÃO POPULAR-OPA. COMO SUPORTE TEÓRICO, TEMOS OS PRINCIPAIS AUTORES: FREIRE (1994), CORTELLA (2011), BRANDÃO (1985) E OUTROS. COMO RESULTADOS PUDEMOS VERIFICAR QUE É VALIDAR A IDEIA DE QUE OS MOVIMENTOS POPULARES TEM CARACTERÍSTICAS PEDAGÓGICAS E ALÉM DISSO, SÃO PEDAGOGIAS RICAS QUE CONTRIBUEM PARA A EDUCAÇÃO DE FORMA BASTANTE SIGNIFICATIVA.