O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA ?EST?GIO SUPERVISIONADO NA EDUCA??O INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A EDUCA??O INCLUSIVA? TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERI?NCIA, TENDO COMO FINALIDADE DESCREVER AS ATIVIDADES VIVENCIADAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO REALIZADO EM UMA ESCOLA P?BLICA DE EDUCA??O INFANTIL NO MUNIC?PIO DE RIO BRANCO/AC. A ESS?NCIA DESSE TRABALHO ?, CONTRIBUIR PARA A REFLEX?O DAS PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE POSSAM FAVORECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL, CULTURAL E INCLUSIVO DOS PEQUENOS. ESSE CONJUNTO DE FATORES S?O FUNDAMENTAIS PARA PROPORCIONAR AS CRIAN?AS AS PRIMEIRAS EXPERI?NCIAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. O ESTUDO APRESENTA UMA DISCUSS?O SOBRE A IMPORT?NCIA DO EST?GIO SUPERVISIONADO PARA A FORMA??O DOCENTE, E COMO OS CONHECIMENTOS TE?RICOS DEVEM SER ARTICULADOS COM AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, JUNTAMENTE COM AS VIV?NCIAS QUE V?O SENDO CONSTRU?DAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. OUTRO PONTO ANALISADO ? SOBRE O PROCESSO DE INCLUS?O DE CRIAN?AS COM DEFICI?NCIAS E COMO OCORRE A EDUCA??O INCLUSIVA NA REDE P?BLICA MUNICIPAL DE RIO BRANCO/AC. A METODOLOGIA FOI BASEADA NA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUALITATIVA TENDO COMO SUPORTE O RELATO DE EXPERI?NCIA. OS TE?RICOS UTILIZADOS FORAM COM BASE NOS AUTORES BARREIRO (2006); SAVIANI (2005); PIMENTA (2004,2006) DENTRE OUTROS TE?RICOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO RESULTADO A IMPORT?NCIA DAS PR?TICAS PEDAG?GICAS PARA OS CURSOS DE LICENCIATURAS, FAVORECENDO AO GRADUANDO AS PRIMEIRAS VIV?NCIAS COM A DOC?NCIA E COM SEU CAMPO DE ATUA??O, DEMONSTRANDO QUE A ESCOLA ? UM UNIVERSO DIVERSIFICADO E AS DIFEREN?AS EST?O PRESENTES EM TODOS OS ASPECTOS.