ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA NECESSIDADE DE INCORPORAÇÃO DE CULTURA DIGITAL ÀS PRÁTICAS DOCENTES CONTEMPORÂNEAS. O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 ACELEROU E IMPULSIONOU A INCORPORAÇÃO COMPULSÓRIA DE TECNOLOGIA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ABRIU UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NESTE NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL. PARA TANTO, APRESENTA-SE UMA PESQUISA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE UM COMPONENTE CURRICULAR ON-LINE TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (TDPEA) PARA LICENCIANDOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO DE SÃO PAULO. A PESQUISA É CARACTERIZADA DE CUNHO QUALITATIVA, TENDO OS REGISTROS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COMO FONTE DE DADOS. OS RESULTADOS APRESENTAM A EXPERIÊNCIA COMO EXITOSA E FORAM SISTEMATIZADOS EM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE, A SABER: (I) PANDEMIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TDPEA; (II) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL; (III) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A ANÁLISE PERMITIU COMPREENDER COMO A PROPOSTA ORA APRESENTADA SE CONFIGURA COMO CONDIZENTE A DEMANDAS ATUAIS, ESPECIALMENTE NO MOMENTO DA PANDEMIA E, AINDA, ABRIU O DEBATE PARA DISCUSSÃO SOBRE A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E INCORPORAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE.