A COMPREENS?O DO COMPLEXO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE REQUER COMPREENDER AS SUAS TR?S DIMENS?ES: ECON?MICA, AMBIENTAL E SOCIAL. A COMPREENS?O DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE PODE SER TRABALHADA A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN, QUE SE BASEIA NUM CONHECIMENTO TRANSDISCIPLINAR, N?O FRAGMENTADO, CAPAZ DE UNIR CONHECIMENTOS SEPARADOS. O OBJETIVO DO TRABALHO ? AVALIAR A OCORR?NCIA DE ALTERA??ES NO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE DE PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA, PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMA??O CONTINUADA INTITULADA ?CONSERVA??O AMBIENTAL PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS? (UFABC). NO CURSO, FOI REALIZADA UMA SEQU?NCIA DE ATIVIDADES DE DURA??O DE UM DIA, A SABER: APLICA??O DE PR?-QUESTION?RIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, SENSIBILIZA??O SOBRE SUSTENTABILIDADE, ATIVIDADE TE?RICA E PR?TICA SOBRE M?TODO CIENT?FICO, ELABORA??O DE UM PROTOCOLO DE CI?NCIA CIDAD? SOBRE SUSTENTABILIDADE E APLICA??O DO P?S QUESTION?RIO. O TRABALHO RELATA SOMENTE OS RESULTADOS DA APLICA??O DOS QUESTION?RIOS. CADA QUESTION?RIO CONTINHA SEIS QUEST?ES FECHADAS, ABRANGENDO OS SEGUINTES ASPECTOS DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE: PERCEP??O SOBRE O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, PERCEP??O SOBRE ATITUDES SUSTENT?VEIS NO DIA A DIA, NA ESCOLA, NA CIDADE, EM SALA DE AULA E NA RESID?NCIA. OS SCORES PRELIMINARES OBTIDOS NOS QUESTION?RIOS CONSTITU?RAM O QUE FOI CHAMADO DE ?NDICE ATITUDINAL, O QUAL FOI COMPARADO ENTRE PR? E P?S QUESTION?RIOS POR TESTE T PAREADO. OS RESULTADOS DOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM QUE OS PARTICIPANTES APRESENTARAM ALTO GRAU DE CONCORD?NCIA COM ALTERNATIVAS QUE APRESENTAVAM O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA PARCIAL OU SIMPLIFICADA EM TODOS OS ASPECTOS ANALISADOS, INDICANDO DIFICULDADE PARA A DESCONSTRU??O DO CONCEITO SIMPLIFICADO DE SUSTENTABILIDADE, CORROBORANDO A TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN.