O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS LIÇÕES QUE ESTÃO SURGINDO COMO POSSÍVEIS AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS PELOS GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES E LEGISLADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DURANTE O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DEVIDO À PANDEMIA COVID-19. OS ASPECTOS ABORDADOS SÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO, ALINHAVADOS COM O ENSINO REMOTO E NO APRENDIZADO DO ALUNADO NESSE PERÍODO EM QUESTÃO. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, COM PESQUISAS DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA COMO TÉCNICAS EXPLORATÓRIAS INICIAIS. A COLETA DE DADOS FOI VIA SURVEY ON-LINE, CUJO LINK FOI ENCAMINHADO ÀS REDES SOCIAIS DESTE AUTOR NA INTERNET. AO FINAL, AS SEGUINTES LIÇÕES FORAM DESTACADAS: (I) OS PROFESSORES NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O ENSINO REMOTO; (II) DEMOCRATIZAR O ACESSO À INTERNET E CONDUZIR ORIENTAÇÕES DE APRENDIZADO E AULAS POR MEIO DO USO DA TELEVISÃO ABERTA, TELEFONE E RÁDIO; (III) INCLUIR, NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NOS CURRÍCULOS, ALTERNATIVAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO PARA UM PERÍODO ESCOLAR ANORMAL; (IV) AVALIAR AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS LIGADAS A TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS; E (V) REVER OS MARCOS REGULATÓRIOS DA EAD PARA SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PASSAGEM DAS ATIVIDADES FORMAIS E PRESENCIAIS PARA A VIRTUAL, INFERE-SE QUE TRARÁ DIVERSAS CONSEQUÊNCIAS, EM ESPECIAL DEVERÁ HAVER AUMENTO NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS.