OS MEANDROS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EM MEIO À PANDEMIA COVID-19: OS DESAFIOS E AS LIÇÕES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79481 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "OS MEANDROS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EM MEIO À PANDEMIA COVID-19: OS DESAFIOS E AS LIÇÕES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS LIÇÕES QUE ESTÃO SURGINDO COMO POSSÍVEIS AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS PELOS GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES E LEGISLADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DURANTE O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DEVIDO À PANDEMIA COVID-19. OS ASPECTOS ABORDADOS SÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO, ALINHAVADOS COM O ENSINO REMOTO E NO APRENDIZADO DO ALUNADO NESSE PERÍODO EM QUESTÃO. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, COM PESQUISAS DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA COMO TÉCNICAS EXPLORATÓRIAS INICIAIS. A COLETA DE DADOS FOI VIA SURVEY ON-LINE, CUJO LINK FOI ENCAMINHADO ÀS REDES SOCIAIS DESTE AUTOR NA INTERNET. AO FINAL, AS SEGUINTES LIÇÕES FORAM DESTACADAS: (I) OS PROFESSORES NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O ENSINO REMOTO; (II) DEMOCRATIZAR O ACESSO À INTERNET E CONDUZIR ORIENTAÇÕES DE APRENDIZADO E AULAS POR MEIO DO USO DA TELEVISÃO ABERTA, TELEFONE E RÁDIO; (III) INCLUIR, NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NOS CURRÍCULOS, ALTERNATIVAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO PARA UM PERÍODO ESCOLAR ANORMAL; (IV) AVALIAR AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS LIGADAS A TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS; E (V) REVER OS MARCOS REGULATÓRIOS DA EAD PARA SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PASSAGEM DAS ATIVIDADES FORMAIS E PRESENCIAIS PARA A VIRTUAL, INFERE-SE QUE TRARÁ DIVERSAS CONSEQUÊNCIAS, EM ESPECIAL DEVERÁ HAVER AUMENTO NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ESCOLAS FECHADAS, PANDEMIA COVID19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1120_29052021073220.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO" "autor_nome_curto" => "HERCULES" "autor_email" => "hghhhma@gmail.com" "autor_ies" => "NÚCLEO DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO NAVAL DE PÓS-GRADUAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79481 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "OS MEANDROS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EM MEIO À PANDEMIA COVID-19: OS DESAFIOS E AS LIÇÕES" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS LIÇÕES QUE ESTÃO SURGINDO COMO POSSÍVEIS AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS PELOS GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES E LEGISLADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DURANTE O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DEVIDO À PANDEMIA COVID-19. OS ASPECTOS ABORDADOS SÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO, ALINHAVADOS COM O ENSINO REMOTO E NO APRENDIZADO DO ALUNADO NESSE PERÍODO EM QUESTÃO. A ABORDAGEM FOI QUALITATIVA, COM PESQUISAS DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA COMO TÉCNICAS EXPLORATÓRIAS INICIAIS. A COLETA DE DADOS FOI VIA SURVEY ON-LINE, CUJO LINK FOI ENCAMINHADO ÀS REDES SOCIAIS DESTE AUTOR NA INTERNET. AO FINAL, AS SEGUINTES LIÇÕES FORAM DESTACADAS: (I) OS PROFESSORES NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O ENSINO REMOTO; (II) DEMOCRATIZAR O ACESSO À INTERNET E CONDUZIR ORIENTAÇÕES DE APRENDIZADO E AULAS POR MEIO DO USO DA TELEVISÃO ABERTA, TELEFONE E RÁDIO; (III) INCLUIR, NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NOS CURRÍCULOS, ALTERNATIVAS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO PARA UM PERÍODO ESCOLAR ANORMAL; (IV) AVALIAR AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS LIGADAS A TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS; E (V) REVER OS MARCOS REGULATÓRIOS DA EAD PARA SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PASSAGEM DAS ATIVIDADES FORMAIS E PRESENCIAIS PARA A VIRTUAL, INFERE-SE QUE TRARÁ DIVERSAS CONSEQUÊNCIAS, EM ESPECIAL DEVERÁ HAVER AUMENTO NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ESCOLAS FECHADAS, PANDEMIA COVID19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1120_29052021073220.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO" "autor_nome_curto" => "HERCULES" "autor_email" => "hghhhma@gmail.com" "autor_ies" => "NÚCLEO DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO NAVAL DE PÓS-GRADUAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }