DESDE 1998, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) ESTÁ REGULAMENTADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES). TEM SIDO UM CAMINHO DE MUITOS DESAFIOS, E A INOVAÇÃO DA TECNOLOGIA É BASE FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). ENTRETANTO, É NECESSÁRIO AVALIAR SE A TECNOLOGIA NOS CURSOS DE MODALIDADE EAD É EMPREGADA DA MELHOR MANEIRA, EVITANDO LACUNAS À ASPECTOS ESSENCIAIS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE, EFICIENTE E DEMOCRÁTICO. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR OS RECURSOS DE INTERATIVIDADE UTILIZADOS NOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE EAD QUE CONTRIBUEM PARA UM MAIOR ENGAJAMENTO SOCIOCULTURAL. PARA IDENTIFICAR TAIS RECURSOS, SERÁ REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ASSIM, ESPERA-SE CONTRIBUIR COM INFORMAÇÕES QUE VIABILIZEM E INTENSIFIQUEM A QUALIDADE DE ENSINO NA EAD E AINDA FAVOREÇA COM OS OBJETIVOS DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL, UMA VEZ QUE ESTA MODALIDADE ABARCA VANTAGENS TAIS COMO A REDUÇÃO DE CUSTOS, AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, FLEXIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL.