APESAR DE SUA IMPORTÂNCIA, MUITOS ADULTOS BRASILEIROS NÃO SABEM LER E ESCREVER. EM RESPOSTA A ISSO, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TEM COMO OBJETIVO O ENSINO FORMAL DA LEITURA E DA ESCRITA UTILIZANDO O MÉTODO SERIADO TRADICIONAL. PESQUISAS E TESTAGEM DE NOVAS METODOLOGIAS TÊM SIDO REALIZADAS POR DIVERSOS AUTORES. UMA PARTE DELES UTILIZAM A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULO COMO MODELO PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. DESSE MODO, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS 1) APRESENTAR O CENÁRIO GERAL DE PESQUISAS COM ADULTOS; 2) CATEGORIZAR CADA PESQUISA DE ACORDO COM VARIÁVEIS DE PROCEDIMENTO E PARTICIPANTES. PESQUISAS GERAIS ABRANGEM O ESTUDO DE PESQUISAS CORRELAÇÕES E UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO. PESQUISAS COM EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS COMO MODELO PARA LEITURA E ESCRITA UTILIZAM O ENSINO INDIVIDUAL COM FERRAMENTAS DIVERSAS. HÁ ESCASSEZ DE ACHADOS QUE TESTAM NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO PARA ESSE TIPO DE PARTICIPANTE.