O PRESENTE TRABALHO BUSCOU DESCREVER AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS EM TORNO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS EM UMA TURMA DE 20 ALUNOS DO 1º ANO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS IGUATU. AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS FORAM REALIZADAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA 2 E TEVE COMO INTUITO TRABALHAR A QUÍMICA NO COTIDIANO E O CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR. A FIM DE AVALIAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI SATISFATÓRIA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO DE CUNHO EXPLORATÓRIO PARA A COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, VISTO QUE A MAIORIA DA TURMA PARTICIPOU E CONTRIBUIU DE FORMA POSITIVA PARA A PESQUISA. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS DOS DADOS COLETADOS FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ACADÊMICAS E SOCIAIS NOS DISCENTES COMO ARGUMENTAÇÃO, DISCUSSÃO, ORATÓRIA E TRABALHO EM EQUIPE, ATRIBUINDO ASSIM MÉTODOS MAIS DINÂMICOS PARA SE TRABALHAR COM O ENSINO DE CIÊNCIAS.