NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE REFLETIR ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DE ARENDT PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS. NUM PRIMEIRO MOMENTO PRETENDE-SE APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O SURGIMENTO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS E O MODO COMO A VIDA FOI GRADATIVAMENTE DESUMANIZADA E COOPTADA PELA LÓGICA DO TERROR E DA IDEOLOGIA. NUM SEGUNDO MOMENTO PROCURA-SE PENSAR COMO É POSSÍVEL A EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS. POR TEMPOS SOMBRIOS A AUTORA COMPREENDE O MOMENTO HISTÓRICO EM QUE HÁ UMA RUPTURA COM A TRADIÇÃO, ONDE AS CATEGORIAS MORAIS, FRENTE ÀS CRISES QUE ATINGIRAM AS MAIS VARIADAS ESFERAS DA VIDA, SE TORNARAM INSUFICIENTES PARA CONDUZIR A VIDA HUMANA. É O MOMENTO EM QUE O PASSADO DEIXOU DE LANÇAR LUZ SOBRE O FUTURO E A MENTE VAGUEIA NAS TREVAS, SENDO IMPOSSÍVEL AOS HOMENS OLHAREM PARA TRAZ, A FIM DE SE REPORTAREM PARA O FUTURO, UMA VEZ QUE ELE SE APRESENTA OBSCURO. POR FIM, APESAR DAS TRÁGICAS EXPERIÊNCIAS TOTALITÁRIAS QUE ASSOLARAM A HUMANIDADE E AINDA RESSOAM EM NOSSO TEMPO, DEFENDE-SE, NA ESTEIRA DE ARENDT, A IDEIA DE QUE A EDUCAÇÃO CONSTITUI A FORMA MAIS POTENTE DE TRANSFORMAÇÃO, UMA VEZ QUE OPERA A PARTIR DA NATALIDADE E DA RESPONSABILIDADE. A CADA NASCIMENTO AFLORA A ESPERANÇA NA CONTINUIDADE DO MUNDO E NA DIGNIDADE DA POLÍTICA.