ATUALMENTE, A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO VIVEM UM NOVO CONTEXTO COM PROMULGAÇÃO DA LEI N° 13.935, A QUAL LEGITIMA A CONTRATAÇÃO OBRIGATÓRIA DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DESTE MODO, SURGE O QUESTIONAMENTO, QUAIS OS POSSÍVEIS DESAFIOS QUE ESPERAM PELAS (OS) PSICÓLOGAS (OS) EM SUA INSERÇÃO NA REDE EDUCACIONAL? ESTE ESTUDO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PSICÓLOGAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO PENSAR SOBRE OS POSSÍVEIS DESAFIOS QUE SÃO ESPERADOS NESTE NOVO MOMENTO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR NO BRASIL. CONCLUINDO ASSIM ESSE ESTUDO COM A POSSIBILITA UMA VISUALIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS ADVERSIDADES QUE SERÃO ENFRENTADAS A PARTIR DO CONTEXTO RECENTE DA LEI N° 13.935, QUE LEGITIMA A CONTRATAÇÃO OBRIGATÓRIA DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR.