Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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      DESTAQUE NA EDUCAÇÃO, O QUAL CRIOU UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC, QUE SERVIRÁ\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM O AGRAVAMENTO DA CRISE AMBIENTAL QUE ASSOLA O PLANETA, AS LIDERANÇAS POLÍTICAS DAS PRINCIPAIS ECONOMIAS DO MUNDO E OUTRAS NAÇÕES REÚNEM-SE PERIODICAMENTE DESDE A DÉCADA DE 1970 PARA DISCUTIR TAL SITUAÇÃO E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A PROBLEMÁTICA. DESDE ENTÃO, APOSTAM NA EDUCAÇÃO COMO A ESTRUTURA SOCIAL CAPAZ DE PROMOVER UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE-NATUREZA E PROTEGER OS RECURSOS NATURAIS DA TERRA. COM ISSO, CRIOU-SE UM NOVO CAMPO DE CONHECIMENTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE AO LONGO DOS ANOS SE CONSOLIDOU FORTEMENTE, PRINCIPALMENTE, AQUI NO BRASIL. A PARTIR DO ANO DE 2016, O BRASIL VEM PASSANDO POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES, COM DESTAQUE NA EDUCAÇÃO, O QUAL CRIOU UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC, QUE SERVIRÁ DE REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO SE PROPÕE ANALISAR ESSE DOCUMENTO PARA SABER QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES QUE ELE TRAZ PARA A TEMÁTICA AMBIENTAL. PARA ISSO, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DA BARDIN (2011). COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE UM ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ASCENSÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU.

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