O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) ESTÁ VOLTADO PARA ALAVANCAR A QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. PERMITINDO QUE O LICENCIANDO ASSUMA O CONTATO PRÉVIO COM O AMBIENTE EDUCACIONAL ANTES DE INGRESSAR EM SUA FUTURA PROFISSÃO DOCENTE. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, CONTRIBUI NA CONSOLIDAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE EXPLORAM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA AVERIGUAR A EFICÁCIA DE UM JOGO VIRTUAL DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZADO NAS AULAS REMOTAS. A PESQUISA TEVE SUA EXECUÇÃO POR DISCENTES DO PRP DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), COM TRINTA E DOIS ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE FREITAS NOBRE, DURANTE OS MESES DE JUNHO E JULHO DE 2021 NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ (RN). AS APLICAÇÕES SE SUCEDERAM COM O JOGO QUIZIZZ, O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM PERCENTUAIS FICAREM COMPUTADOS NA MESMA PLATAFORMA DURANTE CADA JOGADA, POSTERIORMENTE, OS DADOS FORMA ORGANIZADOS PELO PROGRAMA EXCEL. NAS QUATRO INTERVENÇÕES OCORRIDAS COM O GAME, CONTATOU-SE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PARTICIPANTES E UM CONSIDERÁVEL PERCENTUAL DE ACERTOS EM AMBAS AS TURMAS. O JOGO VIRTUAL DEMONSTROU-SE UMA FERRAMENTA VIÁVEL PARA SER TRABALHADA DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA ENQUANTO RECURSO AVALIATIVO, ALÉM DE CONSOLIDAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO.