Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, INCLUSÃO ESCOLAR, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO., , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80581
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1507
    "inscrito_id" => 7100
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNS DE FORTALEZA ESTÃO\r\n
      VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO,\r\n
      ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA REALIZADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º E 3º ANOS) DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA. AS ANÁLISES APOIARAM-SE, SOBRETUDO,\r\n
      NAS CONTRIBUIÇÕES DE MANTOAN (2003,2013), FIGUEIREDO (2010) E LUSTOSA (2009) NA DEFESA DA ESCOLA PARA\r\n
      TODOS E PARA CADA UM. OS DADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DÃO CONTINUIDADE ÀS AÇÕES JÁ\r\n
      VIVENCIADAS PRESENCIALMENTE. O PLANEJAMENTO DAS AULAS ATENTANDO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, A\r\n
      REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSAS RESPEITANDO OS RITMOS DAS CRIANÇAS, A LUDICIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA\r\n
      ROTINA FORAM OS FATORES DESTACADOS PELAS PROFESSORAS. OBSERVOU-SE, AINDA, ALGUNS EQUÍVOCOS À INCLUSÃO\r\n
      RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO DE AULAS E TAREFAS. AS AVALIAÇÕES DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO VIVENCIANDO O ENSINO REMOTO SATISFATORIAMENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, INCLUSÃO ESCOLAR, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID8530_29072021165610.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVANILDA VALE DE OLIVEIRA SIMOES"
    "autor_nome_curto" => "IVA VALE"
    "autor_email" => "ivanildavalee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80581
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1507
    "inscrito_id" => 7100
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNS DE FORTALEZA ESTÃO\r\n
      VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO,\r\n
      ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA REALIZADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º E 3º ANOS) DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA. AS ANÁLISES APOIARAM-SE, SOBRETUDO,\r\n
      NAS CONTRIBUIÇÕES DE MANTOAN (2003,2013), FIGUEIREDO (2010) E LUSTOSA (2009) NA DEFESA DA ESCOLA PARA\r\n
      TODOS E PARA CADA UM. OS DADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DÃO CONTINUIDADE ÀS AÇÕES JÁ\r\n
      VIVENCIADAS PRESENCIALMENTE. O PLANEJAMENTO DAS AULAS ATENTANDO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, A\r\n
      REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSAS RESPEITANDO OS RITMOS DAS CRIANÇAS, A LUDICIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA\r\n
      ROTINA FORAM OS FATORES DESTACADOS PELAS PROFESSORAS. OBSERVOU-SE, AINDA, ALGUNS EQUÍVOCOS À INCLUSÃO\r\n
      RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO DE AULAS E TAREFAS. AS AVALIAÇÕES DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO VIVENCIANDO O ENSINO REMOTO SATISFATORIAMENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, INCLUSÃO ESCOLAR, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID8530_29072021165610.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVANILDA VALE DE OLIVEIRA SIMOES"
    "autor_nome_curto" => "IVA VALE"
    "autor_email" => "ivanildavalee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNS DE FORTALEZA ESTÃO VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO, ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA REALIZADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º E 3º ANOS) DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA. AS ANÁLISES APOIARAM-SE, SOBRETUDO, NAS CONTRIBUIÇÕES DE MANTOAN (2003,2013), FIGUEIREDO (2010) E LUSTOSA (2009) NA DEFESA DA ESCOLA PARA TODOS E PARA CADA UM. OS DADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DÃO CONTINUIDADE ÀS AÇÕES JÁ VIVENCIADAS PRESENCIALMENTE. O PLANEJAMENTO DAS AULAS ATENTANDO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSAS RESPEITANDO OS RITMOS DAS CRIANÇAS, A LUDICIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA FORAM OS FATORES DESTACADOS PELAS PROFESSORAS. OBSERVOU-SE, AINDA, ALGUNS EQUÍVOCOS À INCLUSÃO RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO DE AULAS E TAREFAS. AS AVALIAÇÕES DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO VIVENCIANDO O ENSINO REMOTO SATISFATORIAMENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.