ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNS DE FORTALEZA ESTÃO
VIVENCIANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. PARTICIPARAM DO ESTUDO,
ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA REALIZADA PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL (1º, 2º E 3º ANOS) DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA. AS ANÁLISES APOIARAM-SE, SOBRETUDO,
NAS CONTRIBUIÇÕES DE MANTOAN (2003,2013), FIGUEIREDO (2010) E LUSTOSA (2009) NA DEFESA DA ESCOLA PARA
TODOS E PARA CADA UM. OS DADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS DÃO CONTINUIDADE ÀS AÇÕES JÁ
VIVENCIADAS PRESENCIALMENTE. O PLANEJAMENTO DAS AULAS ATENTANDO ÀS CARACTERÍSTICAS DA TURMA, A
REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSAS RESPEITANDO OS RITMOS DAS CRIANÇAS, A LUDICIDADE E A ORGANIZAÇÃO DA
ROTINA FORAM OS FATORES DESTACADOS PELAS PROFESSORAS. OBSERVOU-SE, AINDA, ALGUNS EQUÍVOCOS À INCLUSÃO
RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO E INDIVIDUALIZAÇÃO DE AULAS E TAREFAS. AS AVALIAÇÕES DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO VIVENCIANDO O ENSINO REMOTO SATISFATORIAMENTE.