O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE UMA ROTINA PLANEJADA NA CRECHE E SUAS CONTRIBUIÇÕES, A FIM DE DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE O EDUCAR E CUIDAR, COMO DESTACAR O PAPEL FUNDAMENTAL DO EDUCAR E CUIDAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL NESSA ETAPA DE ENSINO. PARA ANALISAR ESSA IMPORTÂNCIA, PROPÕE-SE A DISCUSSÃO DESSA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL ENTRE O EDUCAR E CUIDAR COMO PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ROTINA PLANEJADA NA CRECHE. PARA ESSE FIM, COMO PARTE DO PROCESSO METODOLÓGICO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO; E PARA DAR FUNDAMENTO A METODOLOGIA, FEZ-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA UTILIZANDO AS DISCUSSÕES DE GANDIM (1983), OLIVEIRA (2009), OSTETTO (2000) E A RCNEI (1998), DESTACANDO A NECESSIDADE DE ORGANIZAR UMA ROTINA PARA A CRECHE, BEM COMO A ASSOCIAÇÃO DO BINÔMIO EDUCAÇÃO E CUIDADO. COM BASE NA PESQUISA, PERCEBE-SE QUE A PRESENÇA DE UMA ROTINA PLANEJADA AUXILIA O PROFISSIONAL COMO TAMBÉM ATENDE AS NECESSIDADES BIOLÓGICAS DAS CRIANÇAS, TAMBÉM PERMITINDO QUE A MESMA SE HABITUE AO AMBIENTE E O HORÁRIO ESTABELECIDO PARA AS ATIVIDADES DO DIA.