HABILIDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PUBLICADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79527 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "HABILIDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PUBLICADA EM LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A REGULAÇÃO EMOCIONAL (RE) CONSISTE NA CAPACIDADE DE PERCEBER, COMPREENDER DE FORMA ADEQUADA E CONSCIENTE, E GERENCIAR OS PROCESSOS EMOCIONAIS, LIDANDO COM ELES DE FORMA POSITIVA. DESSE MODO, A RE É UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DOS SUJEITOS, BEM COMO DEVE SER CONSIDERADA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. DESSE MODO, ESSE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELATIVA AO TEMA DA REGULAÇÃO EMOCIONAL, POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, A PARTIR DE ARTIGOS INDEXADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR), ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2020 E PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DESTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO, UTILIZOU-SE OUTROS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO (AQUELES QUE NÃO ATENDERAM A TEMÁTICA OU PUBLICADOS EM OUTRO IDIOMA). ASSIM, NOVE ARTIGOS FORAM SELECIONADOS PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA. ESTES ARTIGOS FORAM SEPARADOS EM TRÊS DIFERENTES CATEGORIAS, A SABER: A) CONSTRUÇÃO E/OU VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL; B) RELAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL COM OUTRAS VARIÁVEIS; E C) DESENVOLVIMENTO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL AO LONGO DO CICLO GERACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS, VERIFICOU-SE QUE A REGULAÇÃO EMOCIONAL VEM SENDO APONTADA COMO UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA A VIDA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL, AJUDANDO A MANTER A SAÚDE E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E SOCIAL. APONTA-SE A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TEMA, SOBRETUDO COM AMOSTRAS QUE ENVOLVAM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "REGULAÇÃO EMOCIONAL, COGNIÇÃO, REVISÃO SISTEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1510_29062021090338.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA RODRIGUES" "autor_email" => "andreza.rbarbosa@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79527 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "HABILIDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA PUBLICADA EM LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "A REGULAÇÃO EMOCIONAL (RE) CONSISTE NA CAPACIDADE DE PERCEBER, COMPREENDER DE FORMA ADEQUADA E CONSCIENTE, E GERENCIAR OS PROCESSOS EMOCIONAIS, LIDANDO COM ELES DE FORMA POSITIVA. DESSE MODO, A RE É UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DOS SUJEITOS, BEM COMO DEVE SER CONSIDERADA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. DESSE MODO, ESSE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELATIVA AO TEMA DA REGULAÇÃO EMOCIONAL, POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, A PARTIR DE ARTIGOS INDEXADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR), ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2020 E PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DESTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO, UTILIZOU-SE OUTROS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO (AQUELES QUE NÃO ATENDERAM A TEMÁTICA OU PUBLICADOS EM OUTRO IDIOMA). ASSIM, NOVE ARTIGOS FORAM SELECIONADOS PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA. ESTES ARTIGOS FORAM SEPARADOS EM TRÊS DIFERENTES CATEGORIAS, A SABER: A) CONSTRUÇÃO E/OU VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL; B) RELAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL COM OUTRAS VARIÁVEIS; E C) DESENVOLVIMENTO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL AO LONGO DO CICLO GERACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS, VERIFICOU-SE QUE A REGULAÇÃO EMOCIONAL VEM SENDO APONTADA COMO UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA A VIDA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL, AJUDANDO A MANTER A SAÚDE E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E SOCIAL. APONTA-SE A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TEMA, SOBRETUDO COM AMOSTRAS QUE ENVOLVAM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "REGULAÇÃO EMOCIONAL, COGNIÇÃO, REVISÃO SISTEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1510_29062021090338.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA RODRIGUES" "autor_email" => "andreza.rbarbosa@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }