ESTE ARTIGO RESSALTA A NECESSIDADE DE UMA ADAPTA??O, REFERENTE AO MODO DE APRESENTA??O DOS
CONTE?DOS DA GEOMETRIA ANAL?TICA DIRECIONADA ?S ESPECIFICIDADES PRESENTES EM CADA CURSO DE N?VEL
SUPERIOR QUE POSSUEM ESSA DISCIPLINA COMO BASE CURRICULAR, COM CERNE NAS NECESSIDADES DOS
ALUNOS, UMA VEZ QUE, A EXPOSI??O DESSES CONTE?DOS DE FORMA GEN?RICA, ? ALGO QUE ACARRETA EM
ALGUNS PREJU?ZOS PARA OS ESTUDANTES. TAL MUDAN?A NA FORMA DE APRESENTA??O DA GEOMETRIA
ANAL?TICA, DEVE SER ARTICULADA MEDIANTE OS PRINCIPAIS FATORES QUE CONDUZEM O DESENVOLVIMENTO
DAS ATRIBUI??ES PARA AS QUAIS OS ESTUDANTES EST?O SENDO FORMADOS E HABILITADOS PARA PODEREM
EXERCER, DENTRO DESSA ADAPTA??O, AS NECESSIDADES ESPEC?FICAS DOS ALUNOS DE CADA CURSO PRECISA SER
O FOCO BASILAR PARA A SUA EXPOSI??O EM SALA DE AULA. PARA AFIRMAR ESSA IDEIA, TRAZEMOS OS
POSICIONAMENTOS DE ALGUNS AUTORES COMO, EVES (1969) E (2004), DI PINTO (2000), SANTOS (2011),
RICHIT (2005), ENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA ? CAR?TER BIBLIOGR?FICO, TENDO UMA ABORDAGEM
QUALITATIVA COMO FORMA DE AN?LISE DOS DADOS OBTIDOS, ? LUZ DA PERSPECTIVA DE ANDR?
E L?DKE (1986).