A PSICOMOTRICIDADE CONSTITUI-SE UMA ÁREA INTEGRADORA, POIS OBSERVA E VERIFICA O QUANTO AS INTERFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PODEM AFETAR O SER HUMANO, TANTO NA CRIANÇA COMO NO ADULTO, PRINCIPALMENTE NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR. NESTA PESQUISA PRETENDE-SE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE, DA LUDICIDADE E DA CORPOREIDADE NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SELECIONOU-SE OS PRINCIPAIS AUTORES: FALCÃO; BARRETO (2009), BRUNELLI; MENEZES (2012) E SOUZA (2019) ENTRE OUTROS, BEM COMO DOCUMENTOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE. A METODOLOGIA DA PESQUISA EM PAUTA, FEZ-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TENDO COMO BASE AS ORIENTAÇÕES DO GIL (2012). PORTANTO, CONSIDERAM-SE AS LIMITAÇÕES DESTE ESTUDO, SENDO NECESSÁRIO MAIOR APROFUNDAMENTO NO CENÁRIO CIENTÍFICO SOBRE A TEMÁTICA.