A PESQUISA É O RESULTADO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA, QUE APRESENTARÁ DISCUSSÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO PARA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS – SEMED/MANAUS. DESTA FORMA, COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE ANALISAR OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DE UMA ESCOLA, NA QUAL VEM EXPERIMENTANDO POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS NO ÂMBITO GESTÃO ESCOLAR. DIANTE DISSO, OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA E O SEU AMPARO NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA; COMPREENDER OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA; ANALISAR OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL E SUA CONTRIBUIÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM LüCK (2008), DOURADO (2012), SPOSÍTO (2005), LIBÂNEO (2001), ENTRE OUTROS E DOCUMENTOS LEGAIS, TAMBÉM POR MEIO DA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DE LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS (PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR, ATAS DE REUNIÕES) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS, LOCALIZADA NA ZONA CENTRO SUL DA CIDADE E OS DOCUMENTOS DISPONÍVEIS NO SITE DA SEMED/MANAUS E OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OS RESULTADOS APONTAM PARA ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLETIVO PARA UM ENSINO DE QUALIDADE, A IMPORTÂNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES, CONTRIBUIÇÕES NAS TOMADAS DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR E A COOPERAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA PARA O ATUAL CONTEXTO QUE NOS ENCONTRAMOS.