O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR ACERCA DO SENTIDO DE SOBRECARGA PROFISSIONAL, PRESENTE NOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS, ANCORADOS AOS LUGARES SOCIAIS POR ELAS OCUPADOS. COMO CAMINHO TEÓRICO-METODOLÓGICO, OPERAMOS COM A ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA, QUE TEM EM MICHEL PÊCHEUX SUA BASE EPISTEMOLÓGICA. UTILIZAMOS ENTREVISTAS, QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÕES DOS FAZERES DOCENTES, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA E PRODUÇÃO DE DADOS. O DIÁLOGO TEÓRICO, PARTIU DOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS REALIZADOS TANTO POR BRZEZINSKI (2014), QUANTO POR GORZONI E DAVIS (2017). NOSSAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, TROUXERAM REFLEXÕES SOBRE COMO AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS PRECARIZAM O TRABALHO DOCENTE, EM ESPECIAL, O DESENVOLVIDO POR MULHERES PROFESSORAS, NOS ANOS INICIAIS, SENDO A SOBRECARGA DOCENTE, UM SINAL VISÍVEL DE COMO ESTAS POLÍTICAS SE FAZEM PRESENTES, APESAR DE MUITAS VEZES, AS PROFESSORAS NÃO AS PERCEBERAM E SE CULPAREM, POR ACREDITAREM, NÃO ESTAR CONSEGUINDO DAR CONTA DE SEUS ATRIBUTOS PROFISSIONAIS, COMO GOSTARIAM.