CADA VEZ MAIS A ESCOLA NECESSITA DE AÇÕES E ATITUDES DEMOCRÁTICAS PARA A MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE SEUS ATORES E MINIMIZAR O ATUAL CONTEXTO CONFLITANTE. A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA ENVOLVE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS INDIVÍDUOS, POR MEIO DO DIÁLOGO E DE DECISÕES QUE AFETAM NA VIDA SOCIAL E COLETIVA, BEM COMO NA ELABORAÇÃO DE REGRAS E NORMAS QUE AS REGULEM. NA ESCOLA, É NECESSÁRIO EDUCAR PARA DEMOCRACIA E SOMENTE ENTÃO ESTABELECER UMA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. ESTA PESQUISA INVESTIGOU O VALOR CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA EM PROFESSORES (N = 210) DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS ESTADOS DA BAHIA E CEARÁ, DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DE 2021. FOI UTILIZADO O MÉTODO QUANTITATIVO COM APLICAÇÃO DA ESCALA DE VALORES SOCIOMORAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES ADERIRAM AOS NÍVEIS AVANÇADOS DE PERSPECTIVA MORAL DO VALOR DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, INDICANDO A BUSCA POR SOLUÇÕES PARA UMA SITUAÇÃO DE CONFLITO ENVOLVENDO UM COLETIVO POR MEIO DO DIÁLOGO, PRIORIZANDO OU FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO DOS ENVOLVIDOS PARA GARANTIR O BEM-ESTAR DE TODOS. A PERSPECTIVA MORAL PROPRIAMENTE DITA INDICA QUE O INDIVÍDUO RECONHECE QUE ELE PODE SER NECESSÁRIO PARA QUALQUER PESSOA, EM FUNÇÃO DO PRINCÍPIO MAIOR DE DIGNIDADE DO SER HUMANO COMO MEIO E FIM DE QUALQUER PRINCÍPIO MORAL.