NO ENSINO DE BIOLOGIA É CONSTANTE O PROFESSOR SE DEPARAR COM AS DIFICULDADES DOS ALUNOS EM COMPREENDER E RELACIONAR O CONTEÚDO COM O SEU COTIDIANO, UMA VEZ QUE OS EDUCADORES UTILIZAM METODOLOGIAS TRADICIONAIS. SENDO NECESSÁRIO QUE A EDUCAÇÃO ACOMPANHE O PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, COMO EXEMPLO PODEMOS CITAR OS RECURSOS AUDIOVISUAIS, QUE SÃO FERRAMENTAS DIDÁTICAS QUE PODEM AUXILIAR O PROFESSOR NA EXECUÇÃO DE SUA AULA, TORNANDO-A MAIS ATRATIVA E DINÂMICA. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL EVIDENCIAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS FILMES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA POSSIBILITANDO NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ISSO FORAM ANALISADAS PUBLICAÇÕES REFERENTES AO USO DE FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA REALIZAR A BUSCA FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES: FILMES NO ENSINO DE BIOLOGIA, FILMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTRIBUIÇÕES DOS FILMES. APÓS O LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS, TENDO EM VISTA A DIVERSIDADE DE FILMES ENCONTRADOS COM OS MAIS VARIADOS TIPOS DE GÊNEROS E TEMÁTICAS REFERENTES AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, FORAM SELECIONADOS 5 FILMES PARA SEREM DISCUTIDOS. EM SUMA, OBSERVAMOS QUE AS PESQUISAS REFERENTES À TEMÁTICA VÊM AUMENTANDO GRADATIVAMENTE AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS SÃO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS NA ESCOLA, EMBORA AINDA EXISTAM POUCOS ESTUDOS SOBRE A SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. PODEMOS CONCLUIR QUE OS FILMES POSSIBILITAM TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRATIVOS, POR MEIO DESTE, É POSSÍVEL ABORDAR E TRABALHAR COM DIFERENTES TEMÁTICAS.